Avalanche - Conceito, o que é, Significado

Tanto a neve como a lama pode mover grandes quantidades, de maneira rápida e com um efeito destrutivo. O fenômeno natural com estas características é uma avalanche. Em relação aos animais ou seres humanos, a avalanche ocorre quando um grande número de indivíduos é deslocado bruscamente de um lugar para o outro. Este movimento está associado a algum risco ou perigo potencial.

A palavra avalanche possui alguns sinônimos como alude ou avalancha no campo da geologia. Já em relação aos homens e animais pode ser sinônimo de debandada.

Avalanche de lama

Este fenômeno é resultado de fortes chuvas em uma área montanhosa com grande inclinação no terreno. Desta maneira, o acúmulo excessivo de água na terra faz com que as ladeiras montanhosas percam sua estabilidade e como consequência disso se desprendam da terra de sua crosta principal e acumulem muita lama em forma de uma avalanche.

Suas consequências podem ser diversas: queda de árvores, devastação de plantações ou destruição das áreas habitadas pelo efeito arrasador da lama. Em algumas ocasiões, este tipo de deslocamento causa morte e destruição, assim como perdas econômicas e meio-ambientais.

Avalanche de neve

As camadas de neve das zonas montanhosas se encontram em equilíbrio, se o peso da neve e o tipo da inclinação apresentam algum contrapeso ou resistência (por exemplo, a coesão da própria neve). Este equilíbrio pode desaparecer por algum motivo, como pela queda abundante de neve ou pela força do vento.

Quando ocorre um desequilíbrio se desencadeia uma avalanche de neve. Este fenômeno ocorre em alta velocidade e seus efeitos são devastadores.

As avalanches em animais e humanos

No mundo animal os fenômenos migratórios ocorrem periodicamente. Envolve um elevado número de animais que percorrem grandes distâncias com o objetivo de encontrar comida e um clima mais ameno. As grandes manadas podem ter todo tipo de efeito destrutivo (por exemplo, sobre as plantações ou em relação a algum assentamento humano).

Existem aglomerações humanas onde a convulsão social e a violência acaba produzindo um deslocamento descontrolado de pessoas. Quando isto acontece, fala-se de uma avalanche humana. Este termo é utilizado para descrever acontecimentos que se tornam finalmente em catástrofes de várias naturezas.

Embora o termo avalanche seja de uso frequente para descrever os movimentos migratórios de animais ou em situações trágicas como consequência de grandes aglomerações humanas, o mais apropriado é utilizar o termo debandada.

Imagem: Fotolia. vadim_petrakov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: