Castidade - Conceito, o que é, Significado

Do ponto de vista de alguns pensamentos morais e religiosos, a castidade é uma virtude que consiste na moderação dos prazeres carnais. Em outros termos pode ser definida como a pureza sexual. Neste sentido, esta virtude apresenta dois tipos de pensamento: um radical e outro moderado. A castidade entendida de forma radical envolve a renúncia a qualquer contato sexual, já sua versão moderada estabelece a renúncia aos prazeres considerados ilícitos.

A pessoa que pratica esta virtude é considerada como casta, uma qualidade que historicamente tem sido avaliada em relação ao sexo feminino, já que o conceito de mulher casta é entendido como sinônimo de pureza.

Um breve resumo histórico

Na mitologia grega a deusa Artemisa praticava a abstinência sexual, portanto era solteira e casta

A lenda de Artemisa é avaliada normalmente como uma maneira de entender o sexo, ou seja, uma inclinação sexual não promíscua e baseada na integridade do indivíduo.

Na religião da Roma Antiga as donzelas eram sacerdotisas que tinham que ser virgens e de grande beleza. Praticavam o voto de castidade com o fim de dedicar-se exclusivamente aos rituais sagrados.

Do ponto de vista do cristianismo a castidade significa que a inclinação sexual deve ser controlada e por isso a pessoa deve dominar seus impulsos para não se tornar uma escrava do prazer carnal. A partir desta perspectiva fica evidente que entre os sete pecados capitais a luxúria é a antítese da castidade.

A castidade não é uma virtude associada exclusivamente à tradição cristã, uma vez que é também praticada no budismo como uma forma de alcançar a luz e evitar o apego.

O cinto de castidade

Este artefato, uma calcinha feita de ferro que podia ser fechada como uma chave para impedir as relações sexuais foi utilizada de duas maneiras durante o período Medieval e o Renascimento:

1) Para evitar a infidelidade feminina quando os maridos tinham que se ausentar de casa durante um tempo prolongado;

2) Como um mecanismo empregado pela mulher para evitar o estupro. Sobre o cinto existe todo tipo de ideais e fantasias eróticas.

De qualquer forma, este artefato nos faz lembrar que a castidade da mulher tem sido uma ideia enraizada ao longo da história.

Imagem: Fotolia. Scott Griessel

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: