Importância da Leitura, de saber ler e interpretar

Roberta Alessandra Pedrasoli | Agosto 2023
Licenciada en Biomedicina

Ler é muito mais que trabalho, recreação ou conhecimento. Ler é um direito constituído no artigo 26 da declaração universal dos direitos humanos através do acesso a educação elementar de forma obrigatória e gratuita a todos as pessoas. Isso significa saber o básico para ter um mínimo de independência em um mundo rodeado de palavras.

A importância da leitura pode ser vista em coisas corriqueiras do dia a dia de qualquer pessoa. Saber o que diz uma placa de trânsito, ler os ingredientes de um produto, usar um caixa eletrônico, ler a bula de um medicamento para saber como usá-lo, ler uma ordem de serviço ou um pedido de compras. Sem este conhecimento básico a pessoa se torna totalmente dependente em vários aspectos de sua vida o que influencia sua qualidade de vida tanto no nível pessoal como no profissional.

Imagine por um instante estar em um país cujo idioma é completamente estranho a você e se ver dependente de outra pessoa para fazer algo como escolher a comida em um restaurante. Você tem que contar com a honestidade e paciência do outro para ler todas as opções do cardápio. Infelizmente, na vida real, não saber ler te torna vulnerável a golpes e exploração, o que é muito mais grave do que a omissão de um prato do cardápio.

No âmbito profissional, mesmo nas profissões mais simples, a leitura se faz necessária para o bom andamento de um serviço. A ausência desta habilidade limita as ofertas de trabalho a que uma pessoa consegue concorrer e consequentemente limita seus ganhos e possibilidades de crescimento. Infelizmente o analfabetismo esta muitas vezes atrelado ao desemprego ou a condições de emprego exploratórias ou indignas.

Dependendo do país em que você nasceu, ler pode ser considerado um privilégio, uma vez que segundo um levantamento realizado pela UNESCO em 2019 quase 16% dos jovens e adultos acima de 15 anos no mundo são analfabetos. Dentre esses a maioria são mulheres.

Uma vez que ficou nítida a importância de apenas se saber ler seja qual for o nível de instrução vamos relacionar abaixo as vantagens da leitura nas diferentes fases de nossa vida.

A importância da leitura para bebes e crianças

É muito comum escutarmos que o habito da leitura começa na infância, entretanto a pratica de ler com bebes e crianças envolve uma complexidade que vai muito além de incentivar o gosto pela leitura.

Quando nos referimos a bebes, que obviamente não sabem ler ainda, o ato de manusear um livro desde os primeiros meses de vida o ajuda a se familiarizar com as palavras mesmo sem entendê-las. Não podemos esquecer que uma letra é uma espécie de desenho que aos poucos será vinculado a um som.

A leitura proporciona o desenvolvimento da inteligência destas crianças. As mais prestigiosas sociedades de pediatria ao redor do mundo, como a Academia americana de Pediatria reconhecem que são nos primeiros anos de vida que o cérebro tem sua maior expansão e recomendam que pais ou cuidadores leiam para os pequenos desde o seu nascimento. Isto ajudara a criar conexões neurológicas que favoreceram a inteligência do bebe através do desenvolvimento cognitivo, da habilidade da fala, expansão do vocabulário e o poder de concentração.

Ler também marca uma das primeiras interações estabelecidas entre o bebe e seu cuidador permitindo a criação de vínculos afetivos que ajudam no desenvolvimento da inteligência emocional uma vez que através da entonação das palavras o bebe é capaz de começar a captar sentimentos e emoções.

E não menos importante, ler cria momentos de alegria e diversão que estimularam a criatividade e a imaginação.

A leitura para crianças possui alguns benefícios além dos já citados acima. Auxilia no processo de aprendizagem refletindo positivamente no desempenho escolar uma vez que ajuda a melhorar a linguagem oral (vocabulário) e escrita (grafia). No âmbito sócio emocional, ler promove a criança uma viagem de autoconhecimento no mundo das emoções (dela e do outro) e estimula a empatia.

Dentre as heranças da leitura na infância encontramos embasamento cientifico em duas pesquisas, uma da Universidade de Cambridge (2013) e ou da Universidade de Chicago (2014), com basicamente a mesma conclusão: crianças que leem são mais empáticas e generosas. Isso se deve ao fato de que através dos livros a criança e apresentada a uma diversidade de lugares, situações e bem como a diferentes culturas e criações que permitem que ela entenda o ponto de vista do outro. Literalmente ler abre a mente.

A leitura no sucesso acadêmico e profissional

Em um mundo cada vez mais competitivo a formação acadêmica é um diferencial de qualquer profissional. A leitura é uma fonte de conhecimento e informação e os alunos com o habito da leitura extracurricular, ou seja, que se aprofundam muito além da lista de livros obrigatórios seja por curiosidade ou por prazer, costuma ter um rendimento superior aos colegas em literatura/letras, ciências e matemáticas uma vez que eles estão constantemente desenvolvendo o raciocínio logico e critico. Isso se reflete nas notas e posteriormente na atuação profissional.

A leitura no âmbito profissional pode se dividir em uma busca por expandir os conhecimentos ou uma constante necessidade de se manter informações atualizadas o que é importante em diversas áreas de trabalho. Um profissional da bolsa de valores necessita saber o movimento do mercado ao redor do mundo dia após dia, já um médico tem que constantemente se atualizar sobre os avanços de sua área através de artigos específicos para poder atender seus pacientes alinhado com as atuais recomendações. O habito de ler também esta diretamente relacionado a profissionais com maior atualização profissional uma vez que as informações estão em constante mudança.

Ler torna a pessoa mais eloquente e comunicativa já que facilita uma conversação de diferentes temas e da confiança para falar em sua área de atuação com propriedade. Também ajuda a desenvolver a habilidade de interpretar textos (e falas) o que permite dialogar e argumentar sobre o tema em discussão uma vez que é necessário entender a ideia que é transmitida. Saber se comunicar de maneira clara e eficiente coloca o profissional em destaque

Pessoas que leem com regularidade tem uma excelente capacidade de concentração. Focar em uma atividade faz com que ela flua de maneira eficaz e com resultados mais rápidos e satisfatórios.

A realidade varia com o ângulo que usamos para interpreta-la e bons leitores tem a capacidade de avaliar diferentes ângulos e refletir profundamente o tema na busca de uma resolução.

A criatividade, outro beneficio dos leitores, é muito bem vinda a qualquer profissional já que é necessário saber lidar com as diferentes situações que podem aparecer no dia a dia.

Os benefícios da leitura para a saúde

O cérebro é um órgão que assim como os músculos necessita de constante estimulo para se manter ativo. Entretanto, seus exercícios são realizados com leituras e atividades que o forcem a pensar, ou seja, que forcem o córtex cerebral a enviar impulsos nervosos que estimularam nossa memoria, pensamentos entre outros. Quanto mais impulsos mais forte nosso cérebro fica e toda essa atividade realizada através da leitura trás benefícios a curto e longo prazo.

Para começarmos com algo de efeito “imediato” um estudo da Universidade de Sussex realizado em 2009 concluiu que menos de 10 minutos de leitura de são suficientes para reduzir ate 68% os níveis de estresse de uma pessoa. Mergulhar em um livro interessante e uma forma rápida e barata de relaxar principalmente antes de dormir, pois pode ajudar nosso cérebro a ter um sono mais profundo e consequentemente mais reparador.

Outro beneficio é uma melhora da memoria. O ato de ler nos da mais tempo para pensar, isto é, da tempo ao nosso cérebro para absorver e processar essa nova informação através de uma rede complexa que envolve partes do sistema nervoso ligadas ao aprendizado, visão e linguagem e por fim armazena-las nos neurônios.

E pensando no futuro a leitura frequente esta relacionada a uma melhor expectativa de vida. Isso porque diversos estudos relacionam à leitura a prevenção de doenças neurodegenerativas como demência e Alzheimer.

Como cultivar o habito da leitura

Em bebes

– Escolha livros com figuras grandes e coloridas e com pouco texto
A capacidade de atenção varia a cada fase por isso é importante que o livro seja apropriado à idade.

– Mantenha o livro no seu campo de visão
Deixe o bebe manusear a sua maneira ou coloque perto dele enquanto lê.

– Torne esse momento divertido
Crie vozes diferentes de acordo com a situação ou a emoção do personagem, use fantoches ou pelúcias, faça mimicas, tudo como uma grande brincadeira.

– Aponte e conte
Aponte para os personagens e objetos e reproduza seu som ou sua função

– Repita o livro varias vezes
Bebes necessitam de repetição para absorver melhor o conteúdo

– Fale pausadamente
De ênfase nas palavras chave de cada historia. Bebes compreendem melhor quando falamos mais lentamente

– Crie uma rotina
Escolha um horário, como a hora de dormir, ou uma hora que vocês sempre brincam juntos para a leitura. Mas lembre-se, nem sempre ele estará disposto então e preciso respeitar o momento do bebe.

Em crianças

– Escolha livros apropriados à idade
A partir de certa idade as crianças já começam a demonstrar seus gostos por determinados temas e um livro focado nisso pode aguçar seu interesse

– Apresente diferentes gêneros da literatura
Essa é uma oportunidade de aos poucos ir ampliando os horizontes culturais do seu filho

– Monte um cantinho da leitura
Escolha um lugar bem iluminado, coloque uma estante baixa, livros ao alcance das mãos, almofadas, talvez ate uma tenda. Tudo para que aquele seja seu cantinho de ler e sonhar

– Leia junto
Mesmo as crianças que já sabem ler valorizam estar junto aos pais ou cuidadores em um momento só delas. Além de prazeroso serve como exemplo aos pequenos.

– Converse sobre o livro
Interaja ao final da leitura – qual o tema? O que aprendemos? O que você mais gostou? Isso estimulara desde cedo o raciocínio critico da criança bem como sua capacidade de compreensão e também permite explicar de forma mais leve e lúdica temas mais complexos como bullying ou sentimentos.

– Visite livrarias
Quando possível leve a criança a uma livraria para que ela tenha uma ideia da variedade de historias e gêneros que existem e, se possível, deixe que ela escolha um livro. Mostre que livros também são presentes legais.

Em adultos

– Busque o que te atrai
Seja um livro ou uma revista/jornal cujo estilo ou tema te interessa. E sempre mais fácil começar pelo que gostamos.

– Reserve um tempo
Separe um intervalo de no mínimo 10 minutos para a pratica da leitura. Esse tempo pode ser maior ou menor (dias intercalados). Você vai determina-lo de acordo com sua disponibilidade e no momento que mais te agradaria, pode ser no café da manha para começar bem o dia ou na hora de dormir para dar uma relaxada.

– Crie metas
Ler um livro por mês, 5 paginas por dias, 1 artigo por semana. As metas nos ajudam a focar no objetivo.

– Evite distrações
Esqueça o celular, desligue a televisão ou o radio e foque na sua leitura. Sempre que possível busque um lugar calmo e agradável de preferencia sozinho ou com pessoas que não irão te interromper.

Artigo de: Roberta Alessandra Pedrasoli. Graduada em Biomedicina, com especialização em diagnóstico por imagem, com ampla experiência em hospitais, na docência como professora universitária e na comunicação de conteúdo científico.

Referencia autoral (APA): Pedrasoli, R. A.. (Agosto 2023). Conceito de Importância da Leitura, de saber ler e interpretar. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/importancia-leitura-ler/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2023. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre