Importância da Amazônia

Serena Cuoghi | Março 2024
Título de Professora em Biologia

Um dos maiores biomas do planeta está delimitado no território conhecido como Amazônia, no continente sul-americano, abrangendo diversas porções dos territórios do Peru, Bolívia, Equador, Brasil, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname, cuja somatória representa aproximadamente 4,9% de toda a superfície terrestre. Sua variabilidade climática e geográfica fizeram dela a área de maior biodiversidade existente em um mesmo conglomerado de ecossistemas, abrigando um número desconhecido de espécies endêmicas, muitas das quais nem sequer descobertas, devido à inacessibilidade que a Amazônia oferece nas regiões mais de seus recantos para a proteção de seus habitantes ancestrais.

Desde microrganismos a árvores gigantescas e mamíferos selvagens, milhares de espécies extraordinárias encontram nesta terra prodigiosa todos os benefícios de um ecossistema equilibrado que sustenta a continuidade dos ciclos biogeoquímicos responsáveis pela manutenção dos nutrientes, da água e das condições climáticas necessárias à vida, espaço mais biodinamicamente estável do planeta, contribuindo por sua vez para o fluxo de recepção e retorno de todos esses elementos para as demais regiões da Terra.

Equilíbrio ecológico para o mundo

Este intercâmbio elementar entre a Amazônia e o resto do mundo inclui principalmente:

1) regulação atmosférica e climática, graças ao processamento de enormes quantidades de dióxido de carbono e à liberação de oxigênio resultante do processo fotossintético de sua densa população vegetal;

2) a recuperação e integração do carbono para seu uso biológico e a geração de grandes reservatórios do elemento organicamente mais essencial;

3) a conservação da maior reserva de água doce para preservar a estabilidade deste recurso e do seu ciclo;

4) a recuperação de nitrogênio, fósforo, potássio e cálcio para seu transporte para outras áreas e sua fixação no solo, aumentando seus níveis de qualidade e a disponibilidade de nutrientes para outras espécies em regiões remotas.

A exclusividade da endemia

A abundância e variedade de insetos, habitantes da Amazônia, bem como de muitas de suas aves e até mamíferos, contribuem para os processos de polinização tanto da flora que constitui suas próprias florestas e selvas, quanto das espécies que em áreas mais remotas áreas estão sendo cultivadas predominantemente para fins alimentícios e farmacêuticos. Algumas dessas espécies, apesar de terem a Amazônia como principal lar, possuem hábitos migratórios que lhes permitem estender sua contribuição vital a diversas regiões, portanto, desequilibrar a ecologia amazônica representa a deterioração potencial da dinâmica ecológica do resto do planeta, sendo de vital importância para todas as nações o desenvolvimento de uma cooperação conjunta para a preservação desta vasta região e o uso sustentável dos recursos naturais que ela nos oferece.

Contribuições do canto mais verde

Contemplando numa perspectiva mais material os benefícios que a Amazônia proporciona à humanidade, ela nos apresenta como uma fonte maravilhosa de:

1) plantas cujas propriedades medicinais oferecem grande contribuição para o desenvolvimento da indústria farmacêutica;

2) abrigo e alimento para a sobrevivência dos povos indígenas que conseguiram ser preservados até hoje;

3) informações sobre as origens da vida na Terra e os processos evolutivos pelos quais passou, legando contribuições consideráveis para o desenvolvimento da investigação científica;

4) minerais como bauxita, ferro e alumínio, essenciais para o avanço tecnológico e industrial;

5) madeira e outros produtos de origem vegetal como a borracha;

6) espaços para o desenvolvimento do turismo sustentável, permitindo assim a incorporação das comunidades nativas na dinâmica da economia global e promovendo o seu desenvolvimento;

7) água, que garante a sobrevivência dos ecossistemas e o desenvolvimento das atividades agrícolas onde possa ser alocada, aproveitando também o potencial energético dos seus fluxos pelos grandes rios, para a geração de energia elétrica.

A riqueza cultural acumulada pelos povos indígenas ao longo dos seus milênios de experiência em convivência com os recursos que as suas próprias terras lhes proporcionam, não faz parte do mais importante bastião do conhecimento e da história da humanidade, mas antes os credencia como autênticos governantes dos espaços aos quais estão integrados por evolução e mérito.

Artigo de: Serena Cuoghi. Professora graduada em Biologia pela UPEL. Docente especialista em dificuldades de aprendizagem. Experta em PNL e Superaprendizagem. Trabalha em Ciências Biológicas, e é pesquisadora em Biodecodificação.

Referencia autoral (APA): Cuoghi, S.. (Março 2024). Conceito de Importância da Amazônia. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/importancia-amazonia/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre