Importância da Química

Serena Cuoghi | Fevereiro 2024
Título de Professora em Biologia

Como área das ciências naturais, a química dedica-se ao estudo e investigação das propriedades e reações que a matéria pode experimentar, bem como dos fenômenos associados à sua estruturação. A sua longa história remonta à antiga alquimia, prática que procurava a transformação de metais em ouro e, embora estes objetivos fossem considerados fantasiosos, lançaram as bases para a química moderna, permitindo dar contributos para o conhecimento da composição e propriedades da matéria, porém, a curiosidade humana pelo estudo progressivo dos fenômenos da matéria pode muito bem ser iniciada a partir do preciso momento em que o homem conseguiu produzir o fogo e passou a utilizá-lo para transformar os elementos de seu ambiente em benefício próprio, permitindo a criação de novas substâncias e materiais, abrindo caminho para a compreensão da natureza dos elementos e compostos químicos.

Transformando a vida

O processo evolutivo dos seres vivos tem sido consequência direta das possibilidades químicas de transformação da matéria, e tudo o que acontece dentro do organismo de um indivíduo é um permanente ir e vir de reações químicas entre as milhares de substâncias que o compõem, muitas das quais ainda carecem estudo suficiente para poder elucidar sua verdadeira natureza, portanto a aplicação de estudos químicos em biologia é um campo que ainda tem muito trabalho pela frente, tornando-se uma das áreas científicas de maior importância, pois através da bioquímica é possível que um dia poderemos compreender, não só como a vida se estrutura a nível molecular, mas também qual a implicação específica de cada substância para o correto funcionamento dos metabolismos que elas possibilitam.

Este fato permitiu alcançar o conhecimento que temos até agora em áreas como a medicina e a farmacologia, o que levou ao desenvolvimento de substâncias químicas destinadas a combater ou tratar uma grande variedade de doenças, aumentando a longevidade das pessoas. e melhorando sua qualidade de vida. Apesar disso, mesmo a maioria das doenças e mais ainda as alterações genéticas que podem produzir inúmeras doenças, são situações que reservam muitas incógnitas a serem descobertas.

Por outro lado, a compreensão dos fenômenos químicos existentes na própria natureza é uma área que continua a manter-se como a principal fonte de conhecimento para a compreensão das circunstâncias que permitiram a vida e a existência de toda a matéria presente, tanto no nosso próprio planeta como no resto do Universo.

Benefícios para todos

A aplicabilidade do conhecimento químico é tão ampla que abrange absolutamente todas as atividades humanas, desde a referida área médica, até cada uma das vertentes tecnológicas que nos rodeiam, fruto da análise profunda dos materiais utilizados para o fabrico de cada produto possível. .

Desde as tintas utilizadas nas obras de arte desde a sua criação, até à obtenção de energia através dos diversos combustíveis e mecanismos até agora concebidos, todas as reações químicas envolvidas têm sido, em maior ou menor grau, fonte de estudos e de obtenção de informações necessárias à sua realização, aprender como a matéria funciona nos seus vários níveis, alimentando assim a matriz do conhecimento e a sua aplicação através de um método científico cada vez mais aprofundado.

Reações para seguir em frente

A descoberta de partículas reagentes cada vez menores que compõem a matéria também abre as portas para uma maior complexidade na sua compreensão e para o desenvolvimento de uma nova metodologia de pesquisa e análise.

Este fenômeno, longe de poder vislumbrar o alcance de todo o conhecimento químico possível, aponta para a humildade de reconhecer que ainda existem demasiados factores na química que estão longe da compreensão humana, e até daquilo que a própria tecnologia permite o seu estudo. , pelo que o até agora estímulo permanente ao desenvolvimento entre ciência e tecnologia será uma relação que ainda terá muito tempo pela frente e com muitas crianças prósperas para ver crescer, esperando que entre elas também encontrem elas próprias as soluções para os problemas ambientais causados devido à poluição, gerada principalmente com produtos químicos e materiais fabricados pela humanidade.

Nesta perspectiva, é evidente a necessidade de fazer com que a química se concentre no estudo da reversão destas consequências, através da promoção tecnológica orientada para a recuperação, reutilização ou reciclagem de matérias que não podem ser facilmente processadas e reincorporadas nos ecossistemas, porque não faz parte propriamente deles.

Artigo de: Serena Cuoghi. Professora graduada em Biologia pela UPEL. Docente especialista em dificuldades de aprendizagem. Experta em PNL e Superaprendizagem. Trabalha em Ciências Biológicas, e é pesquisadora em Biodecodificação.

Referencia autoral (APA): Cuoghi, S.. (Fevereiro 2024). Conceito de Importância da Química. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/importancia-quimica/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2023. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre