Importância do Café da Manhã

Serena Cuoghi | Março 2024
Título de Professora em Biologia

A nível nutricional, um bom café da manhã, como sistema base de reabastecimento nutricional para enfrentar as atividades diárias, tem um impacto significativo na saúde e no bem-estar integral devido a: 1) melhorar o desempenho cognitivo e aumentar a capacidade de concentração; 2) regular os níveis de açúcar no sangue, prevenindo a hipoglicemia; 3) manter o metabolismo ativo, o que diminui o risco de ganho de peso; 4) estabilizar a sensação de saciedade ao longo do dia, o que reduz a vontade de comer; e 5) manter a força e o desempenho dos sistemas imunológico e músculo-esquelético.

Para manter o funcionamento ideal de cada uma das células do nosso corpo, é necessário que uma quantidade e variedade suficientes de nutrientes estejam disponíveis ao metabolismo, gerando, através da sua utilização, a energia necessária para cumprir cada tarefa das atividades diárias, em um ciclo contínuo de desgaste e reposição de recursos que mantém uma relativa proporcionalidade com os demais hábitos de vida que possamos ter, portanto, estabelecer uma medida rigorosa do que o corpo necessita a cada momento é um problema não tão muito impossível, mas bastante exaustivo e, na grande maioria dos casos, até inútil, o que por si só representaria um enorme desperdício de energia, devido a um problema que a própria evolução se encarregou de resolver há alguns milhões de anos, permitindo o desenvolvimento fisiológico relevante mecanismos de processamento de cada tipo de substância, promovendo também a geração de sua reserva para garantir a disponibilidade do recurso quando e onde for realmente necessário, dando-nos a maravilhosa possibilidade de comer a cada certo tempo e variar os alimentos consumir conforme a hora do dia, necessidades nutricionais e até preferências pessoais para um sabor autêntico.

Depois da merecida noite de descanso, durante a qual todas as funções corporais e a maioria das mentais ficam abrandadas, permitindo-nos recuperar do desgaste do dia, temos à nossa disposição uma certa reserva energética que serve para nos levantarmos e retomarmos a nossa dinâmica diária. , no entanto, este primeiro impulso diário não nos inibe de sentir fome, seja como estímulo mentalmente condicionado, seja por autêntico vazio estomacal, e de precisar compensar as necessidades metabólicas do novo ciclo do dia, tornando-se essencial para fazer a primeira refeição do dia, evitando também a possibilidade de descompensar o próprio funcionamento metabólico.

Influência no desempenho e aprendizagem

Foi demonstrado que fornecer os nutrientes necessários no café da manhã tem uma influência muito forte no desempenho acadêmico e profissional, tornando a energia que ele pode nos fornecer necessariamente indispensável para alcançar o funcionamento ideal do cérebro, aumentando diretamente as habilidades de concentração, memória e outros recursos, aprendizagem e tomada de decisão, como consequência do grande consumo de energia que o cérebro exige para realizar todas as operações exigidas durante as atividades mais intelectuais, além de reduzir a distração profunda e até mesmo a desorientação produzida pela sensação de fome e ansiedade após tentar silenciar por muito tempo um reflexo tão instintivo.

Energia disponível para a saúde física e mental

Além de fornecer os nutrientes necessários para manter um equilíbrio estável dos vários neurotransmissores e hormônios que influenciam o funcionamento do cérebro, o café da manhã ajuda a reduzir os níveis de estresse, seja pela satisfação das necessidades nutricionais, seja pela realização de hábitos saudáveis que nos permitem o psicoemocional, associação do processo de preparação e aproveitamento da primeira refeição, como um prelúdio que nos condiciona a adotar uma atitude mais positiva para enfrentar o resto do dia.

Além disso, manter uma alimentação equilibrada desde a primeira dentada contribui para a prevenção de doenças metabólicas como a diabete e a obesidade, bem como de doenças cardiovasculares e de sofrer de estados de fadiga, sonolência e cansaço decorrentes da falta de hidratos de carbono, proteínas, ou lipídios que geralmente são produzidos por uma alimentação insuficiente, o que também acaba afetando negativamente o funcionamento normal e a regeneração de órgãos e tecidos.

Estilos de vida nutritivos

Tomar o café da manhã na primeira hora após acordar também ajuda a regular os ciclos circadianos e a libertação das diversas enzimas necessárias ao processo de digestão consoante o tipo de alimento, razão pela qual também tem impacto direto na forma como comemos e como o sistema digestivo se comporta, ajudando a manter a assimilação adequada dos nutrientes fornecidos. O correto funcionamento destes ciclos também tem influência direta nos padrões de sono e vigília, por isso tomar o café da manhã regularmente neste horário pode nos recompensar com um maior desempenho nas atividades do dia e um melhor descanso à noite.

Se a tudo isso somarmos a complementação da rotina diária do café da manhã, fornecendo-nos alimentos saudáveis e balanceados, a tendência de selecionar melhores alimentos também para o resto do dia aumentará progressivamente, tornando muito mais fácil para nós adotarmos uma rotina de nutrição adequada, tanto ao que corresponde aos horários, quanto à escolha do cardápio e das proporções dos alimentos que realmente necessitamos, ajudando-nos a diminuir os excessos.

Para aproveitar ao máximo um café da manhã saudável, é sempre aconselhável começar o dia evitando ao máximo o consumo de alimentos industrializados e com alto teor de açúcar, optando por incorporar carboidratos mais complexos como aveia, pão integral e arroz, além de proteínas de alta qualidade, como ovos, iogurte e nozes, além de vegetais que também complementam com vitaminas e fibras. Criar um calendário semanal ou mensal com as receitas de café da manhã que você mais deseja também permitirá avaliar de forma mais objetiva como equilibrar os alimentos conforme as demandas do dia, facilitando ainda mais a manutenção de um estilo de vida saudável desde o próprio café da manhã.

Artigo de: Serena Cuoghi. Professora graduada em Biologia pela UPEL. Docente especialista em dificuldades de aprendizagem. Experta em PNL e Superaprendizagem. Trabalha em Ciências Biológicas, e é pesquisadora em Biodecodificação.

Referencia autoral (APA): Cuoghi, S.. (Março 2024). Conceito de Importância do Café da Manhã. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/importancia-cafe-da-manha/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre