Imortalidade - Conceito, o que é, Significado

Mesmo o ser humano compreendendo racionalmente sua incapacidade de sobreviver eternamente e considerando-se um ser vivo que nasce, cresce e morre, sempre entrou em jogo a noção de imortalidade.

Esta noção tem levado a várias discussões, obras de arte, formas de pensar, fantasias e sonhos que tem a ver com a possibilidade de alguma vez poder finalmente viver para sempre.

A imortalidade: algo impossível, mas desejável

Se fizéssemos uma revisão de todas as vezes que a palavra imortalidade tem aparecido em palestras, debates, filmes, histórias, lendas, histórias, entre outras, este artigo não iria acabar nunca. Da mesma forma que acontece com os fenômenos mais complexos como a morte, a vida após a morte e as religiões, o ser humano tem se mostrado sempre interessado em pensar e refletir sobre sua condição de mortal, que não vive para sempre e tem que lidar com a consciência de que um dia sua vida chegará ao fim.

Isto acontece com uma infinidade de teorias, ideias e fantasias que criaram universos onde a imortalidade é possível e uma realidade a cada dia. Assim, por exemplo, os vampiros são seres de fantasia cuja principal característica é a imortalidade e sua sobrevivência através dos tempos.

A imortalidade entendida através da religião

A maior parte das religiões humanas se refere de um modo ou outro à ideia de imortalidade. Não apenas por causa disso, mas dá uma resposta a este fenômeno e estabelece alguns dogmas sobre esta condição que pode ser também aceita pelos fieis.

Neste sentido, as religiões são de certa forma uma maneira de compreender ou dar resposta aos elementos complexos e não resolvidos da vida, como a morte, a vida após a morte, o porquê estamos aqui, qual é nossa função ou objetivo de vida, o que acontece depois da morte com nosso corpo e nossa alma, como nossas ações ao longo da vida podem ser influenciadas, no que seremos após a morte, etc.

Inclusive muitas religiões questionam sobre a imortalidade, estabelecendo algumas possibilidades de ser imortal simbolicamente e outras levantam a ideia de renascer em outro corpo após a morte.

Conotações do conceito Imortalidade. Castigo ou dom?

Embora os seres humanos sempre refletissem sobre a possibilidade de serem imortais, através da fantasia ou da utopia, e de nunca morrerem ou deixar este mundo e os entes queridos, imediatamente surge um conflito ético e moral de como será a vida eterna, se o corpo e a alma envelhecerão da mesma maneira, o que aconteceria se apenas algumas pessoas fossem imortais e outras não, como uma pessoa poderia viver para sempre e observar as grandes mudanças do mundo, etc.

Todos estes dilemas são característicos de fenômenos tão complexos e interessantes para a mente humana como a questão da vida, da morte e da imortalidade.

Imagem: Fotolia. Alexandr Sidorov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: