Conceito » Cultura » Ambrosia

Ambrosia - Conceito, o que é, Significado

Os deuses da mitologia grega eram imortais. Esta particularidade tem uma explicação: a ingestão de uma substância chamada ambrosia. Nos relatos mitológicos não se especifica com precisão o que é essa substância, mas graças a ela as divindades tinham o dom da vida eterna.

Do ponto de vista da etimologia, o vocábulo grego ambrosia significa mais precisamente a palavra imortalidade.

O consumo desta substância não proporcionava apenas a imortalidade, mas dava aos deuses a eterna juventude e a cura de qualquer doença.

No nascimento do deus Zeus, conta-se que esta substância mágica derivava dos chifres da ninfa Amalteia, que amamentou Zeus em uma caverna após seu nascimento. Antes do aparecimento da ambrosia, os deuses conquistaram a imortalidade inalando os vapores que desprendiam dos corpos de seus inimigos ao morrer.

Deuses e humanos

Nos relatos mitológicos chama a atenção que os deuses tenham virtudes e fraquezas como as de qualquer ser humano. Eles se apaixonam, têm ciúmes, às vezes são vingativos, uns são amigos e outros têm más intenções.

À primeira vista, os deuses são como os humanos. No entanto, eles têm ao seu alcance uma substância mágica que graças a ela o passar do tempo não lhes afetou. Na verdade, a grande diferença entre os humanos e as divindades se encontra no poder da ambrosia.

Uma interpretação do mito

A maioria dos mitos tem uma dimensão atemporal. São ideias que permanecem profundamente enraizadas no espírito humano. Neste sentido, a ambrosia simboliza a luta permanente do homem para vencer a morte, as doenças e o envelhecimento.

Em alguns mitos gregos, lembra-se que em certas ocasiões um homem teve a oportunidade de provar a substância milagrosa. Quando isso acontecia, ele se tornava um semideus ou então conseguia uma força física exagerada.

Na mitologia nórdica, céltica, assim como no hinduísmo e no taoismo existem referências a poções mágicas que proporcionam poderes sobrenaturais. Durante a Idade Média, surgiram novas histórias centradas no elixir da juventude eterna. No século XXI, os seres humanos continuaram com esta luta para derrotar a inexorável passagem do tempo. Na verdade, nos últimos anos, surgiram novas propostas supostamente científicas que sustentam a viabilidade da vida eterna.

As substâncias mágicas de outras épocas estão sendo substituídas por procedimentos genéticos e avanços moleculares, mas o anseio pela imortalidade é exatamente o mesmo há milhares de anos.

Por último, vale a pena lembrar que a indústria cosmética e o setor de cirurgia estética se fundamentam no desejo de abrandar o envelhecimento.

Imagem Fotolia. XtravaganT

Relacionados:

  1. Pégaso
  2. Ninfas
  3. Cosmogonia
  4. Divindade
  5. Imortalidade
  6. Henoteísmo
  7. Shinigami
  8. Cérbero
  9. Trovão
  10. Pandora