Conceito » História » O Homem da Máscara de Ferro

O Homem da Máscara de Ferro - Conceito, o que é, Significado

O romance de Alexandre Dumas "O Visconde de Bragelonne" é a última parte da Trilogia sobre os Três Mosqueteiros. Nele aparece um curioso personagem chamado Felipe que supostamente é irmão gêmeo do rei Luis XIV.

Na sequência de acontecimentos este personagem acaba sendo preso na La Bastilla, onde é aprisionado de maneira secreta e seu rosto coberto com uma máscara. Esta história de ficção se baseia na realidade, já que no final do século XVII um homem permaneceu preso por mais de trinta anos. No entanto, ninguém sabe com absoluta certeza de quem se trata.

É simplesmente conhecido como o Homem da Máscara de Ferro. Não se ignora apenas sua identidade, mas também se desconhece o crime que cometeu e quem o aprisionou. Este episódio histórico costuma ser lembrado nas grandes telas e em várias ocasiões; o último filme de 1998 protagonizado por Leonardo di Caprio foi intitulado como “O Homem da Máscara de Ferro”.

Dois testemunhos históricos sobre o personagem estranho

O filósofo francês Voltaire foi preso em duas ocasiões. Numa delas, alguns réus contaram velhas histórias sobre um misterioso prisioneiro que vestia uma máscara durante sua permanência na prisão. Em sua obra "O século de Luis XIV" apareceram várias referências a este estranho personagem: possuía uma aparência majestosa, era muito bem tratado pelos carcereiros, gostava de tocar violão e em nenhum momento se separava da sua máscara de ferro que lhe protegia o rosto.

Durante os anos que permaneceu preso o misterioso indivíduo, um dos seus carcereiros de sobrenome Saint-Mars mantinha um diário sobre seu trabalho na prisão. Neste documento apareciam alguns dados sobre este enigmático e curioso indivíduo: a máscara que cobria seu rosto não era de ferro, mas sim de veludo; durante sua permanência na prisão era conhecido pelo pseudônimo de Marchioli ou então de prisioneiro 64389000; as poucas visitas que recebia o tratavam com muito respeito; estava sempre vigiado por dois guardas que tinham ordens de matá-lo se tirasse a máscara.

Conjeturas e teorias sobre sua identidade

Alguns pesquisadores tentaram trazer algo novo sobre a identidade do Homem da Máscara de Ferro. Dizem que ele poderia ter sido irmão gêmeo de Luís XIV e que por motivos dinásticos foi preso.

Costuma-se dizer também que poderia ser o filho ilegítimo de um reconhecido membro da nobreza ou então da rainha da França. Afirma-se que o prisioneiro era Eustache Dauger, um indivíduo que havia sido um estreito colaborador do tesoureiro do cardeal Mazarino.

Segundo outra teoria, o prisioneiro era um diplomata italiano que foi preso por revelar segredos de estado. Uma das hipóteses é que na realidade se tratava de uma mulher.

Estas e outras investigações fazem parte do campo das especulações. No entanto, sabe-se que o Homem da Máscara de Ferro morreu no ano de 1703 e que em seu túmulo, no cemitério de Saint Paul, aparecia simplesmente o nome de Marchioli.

Imagem: Fotolia. Archivist

Relacionados:

  1. Triângulo das Bermudas
  2. Final Aberto e Final Fechado
  3. Tipos de Narrador
  4. Novo Jornalismo
  5. Relato Histórico
  6. Idade do Ferro
  7. Iluminismo
  8. Sabe-tudo
  9. Prequela
  10. Cameo