Conceito » História » Fotografia Documental

Fotografia Documental - Conceito, o que é, Significado

O conceito documento normalmente está associado a algum tipo de escritura com o qual se pretende comunicar algo. No entanto, a fotografia permite contar fatos ou acontecimentos, portanto, é possível falar sobre fotografia documental.

A ideia fundamental da fotografia documental

Podemos explicar a realidade de muitas maneiras: com uma pintura de estilo naturalista, com uma narrativa descritiva, através de símbolos ou imagens. Neste sentido, a imagem de uma fotografia nos permite contar algo, seja uma história, um momento, um estado de espírito ou qualquer acontecimento que mereça ser informado.

Fotografia de rua, fotografia documental e fotojornalismo

Quando uma pessoa, de maneira totalmente espontânea, tira uma foto de algo que vê na rua, podemos falar de fotografia de rua. Por outro lado, quando um fotógrafo tem o propósito de capturar certas imagens relacionadas a algo, neste caso se trata de uma fotografia documental. Consequentemente, a diferença entre um e outra depende da intenção do fotógrafo.

Se no momento de tirar a fotografia ocorre algo inesperado de certo interesse social, trata-se de um fotojornalismo. Isto significa que uma foto de tipo documental pode tornar-se uma foto com interesse jornalístico.

Na terminologia especializada, o conceito fotografia documental equivale a outros, como fotografia testemunhal ou fotografia sócio-documental. Independente do termo utilizado trata-se de capturar imagens que tenham um interesse para a sociedade como um todo.

Uma forma de gerar consciência social

Costuma-se ouvir em certas ocasiões que uma imagem vale mais do que mil palavras. A verdade desta afirmação é evidente, pois uma imagem simples pode transmitir ideias complexas que exijam amplas descrições ou dissertações. Neste sentido, a fotografia documental serve para denunciar todo tipo de situação. Em outras palavras, este ramo da fotografia é uma arma eficaz para gerar consciência social.

A consciência social pode ter vários propósitos: denunciar injustiças, provocar mudanças na mentalidade das pessoas ou simplesmente tentar uma melhor compreensão de um fenômeno de certa complexidade.

O profissional que se dedica a esta área tem logicamente uma perspectiva muito pessoal. Consequentemente, não é totalmente objetiva na hora de capturar imagens. Apesar disso, pode-se contar algo com uma atitude honesta. Devemos levar em conta que a fotografia nunca expressa a verdadeira autenticidade de algo, pois se trata de uma interpretação da realidade.

Imagem: Fotolia. Mariano

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: