Conceito » Aprender » Macrofotografia

Macrofotografia - Conceito, o que é, Significado

O conceito se refere a imagens que podem ser multiplicadas em dez vezes mais do tamanho real de algo. Logicamente, esta abordagem é aplicada a tudo que é pequeno ou muito pequeno, como um inseto, uma flor ou um objeto que à primeira vista não dá para ser distinguido claramente.

A fotografia surgiu no século XIX e em seu início as fotos tiradas eram conhecidas como daguerreótipos, pois Louis Daguerre foi um dos pioneiros em desenvolver esta nova invenção. Desde então, o mundo da fotografia não deixou de evoluir.

As técnicas empregadas permitem que tudo o que é invisível ao olho humano seja percebido com normalidade. A macrofotografia tem facilitado a compreensão de alguns seres microscópicos e de certos detalhes da natureza.

Questões técnicas

Os fotógrafos focados nesta área profissional empregam técnicas e truques bem variados. Sobre a imagem de uma folha de uma planta, pode-se incorporar gotas de água ou glicerina para dar uma sensação de frescura. Na natureza, quando o fundo da imagem não está adequado, pode-se incorporar uma cartolina colorida para melhorar a imagem final.

Na macrofotografia os detalhes são de vital importância, por este motivo, os fotógrafos colocam o diafragma da câmera em posição aberta para um melhor foco. Pode-se adicionar alguma cor aos elementos não focados para criar um quadro de maior impacto visual.

Quando se fotografa algo a pouca distância há uma complexidade por dois motivos: a dificuldade com o foco e a luminosidade

Para estas situações, utiliza-se um tipo específico de flash, conhecido como flash anular (deve-se fixar o objetivo e a partir daí se emite uma luz frontal que é adequada para focar a imagem a ser capturada).

Como critério geral, as fotos macros são tiradas com óticas macro, mas em certas ocasiões se utiliza a técnica de grande angular (devido à profundidade de campo as imagens nítidas são obtidas a curta distância).

Aqueles que iniciaram com esta técnica costumam tirar fotos com sujeitos estáticos, para isso é conveniente utilizar um tripé, pois dessa maneira consegue evitar possíveis desfocagens nas imagens. Para evitar vibrações da câmera é comum utilizar um temporizador.

Por último, tanto os profissionais como os amantes da fotografia são cuidadosos com os seguintes aspectos:

1) a profundidade de campo (quanto mais se aproxima a câmera ao sujeito a ser fotografado, menor será a profundidade de campo),

2) para obter uma maior nitidez é conveniente utilizar sensibilidades ISO que sejam baixas,

3) é recomendável tirar as fotografias nas horas do dia em que há mais luminosidade,

4) é preferível manter o plano de foco do sujeito em paralelo com o sensor da câmera, pois isso otimiza a profundidade de campo e aumenta a área de nitidez.

Imagem: Fotolia. guy

Relacionados:

  1. Fotografia Documental
  2. Microscópio
  3. Imagem de Satélite
  4. Fotogênico
  5. Microbiologia
  6. Escola Técnica
  7. Formatos Imagem: GIF, JPEG, PNG, RAW, BMP
  8. Reino Vegetal
  9. Cinematografia
  10. Artes Plásticas