O conceito documento normalmente está associado a algum tipo de escritura com o qual se pretende comunicar algo. No entanto, a fotografia permite contar fatos ou acontecimentos, portanto, é possível falar sobre fotografia documental.
Podemos explicar a realidade de muitas maneiras: com uma pintura de estilo naturalista, com uma narrativa descritiva, através de símbolos ou imagens. Neste sentido, a imagem de uma fotografia nos permite contar algo, seja uma história, um momento, um estado de espírito ou qualquer acontecimento que mereça ser informado.
Quando uma pessoa, de maneira totalmente espontânea, tira uma foto de algo que vê na rua, podemos falar de fotografia de rua. Por outro lado, quando um fotógrafo tem o propósito de capturar certas imagens relacionadas a algo, neste caso se trata de uma fotografia documental. Consequentemente, a diferença entre um e outra depende da intenção do fotógrafo.
Se no momento de tirar a fotografia ocorre algo inesperado de certo interesse social, trata-se de um fotojornalismo. Isto significa que uma foto de tipo documental pode tornar-se uma foto com interesse jornalístico.
Na terminologia especializada, o conceito fotografia documental equivale a outros, como fotografia testemunhal ou fotografia sócio-documental. Independente do termo utilizado trata-se de capturar imagens que tenham um interesse para a sociedade como um todo.
Costuma-se ouvir em certas ocasiões que uma imagem vale mais do que mil palavras. A verdade desta afirmação é evidente, pois uma imagem simples pode transmitir ideias complexas que exijam amplas descrições ou dissertações. Neste sentido, a fotografia documental serve para denunciar todo tipo de situação. Em outras palavras, este ramo da fotografia é uma arma eficaz para gerar consciência social.
A consciência social pode ter vários propósitos: denunciar injustiças, provocar mudanças na mentalidade das pessoas ou simplesmente tentar uma melhor compreensão de um fenômeno de certa complexidade.
O profissional que se dedica a esta área tem logicamente uma perspectiva muito pessoal. Consequentemente, não é totalmente objetiva na hora de capturar imagens. Apesar disso, pode-se contar algo com uma atitude honesta. Devemos levar em conta que a fotografia nunca expressa a verdadeira autenticidade de algo, pois se trata de uma interpretação da realidade.
Imagem: Fotolia. Mariano
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2018). Conceito de Fotografia Documental. Em https://conceitos.com/fotografia-documental/. São Paulo, Brasil.