Conceito » Esporte » Fisiculturismo

Fisiculturismo - Conceito, o que é, Significado

A admiração pelo corpo humano existe desde os tempos mais antigos da história. Para os homens, o protótipo de beleza clássica se concentra em ter um corpo musculoso, com aparência esportiva. Este protótipo parte de um ideal primário: homem forte é aquele que é bom caçador e defende sua família, devido a isso se torna um progenitor atraente para as mulheres. Para as mulheres, a beleza se concentra como principal ideal a possibilidade de gerar filhos, por isso deve estar sempre bonita e com aspecto saudável, não pode ser gorda nem magra demais, ou seja, estar sempre esbelta.

O termo fisioculturismo é formado a partir de dois elementos: "físio" que é igual a físico ou corpo e "culturismo" que equivale à ideia de culto a algo

Portanto, podemos definir o fisiculturismo como um esporte que visa o culto ao corpo. Este esporte é geralmente praticado em academias especializadas e ao ar livre. Em sua maior parte, consiste em realizar exercícios anaeróbicos (com déficit de oxigênio) e com a ajuda de pesos para aumentar a força. Em alguns casos, são executados exercícios com o próprio peso corporal. Em suas várias modalidades de exercícios o que se busca é a hipertrofia e definição muscular.

A História do Fisioculturismo

No século XX houve uma época em que já não era necessário trabalhar tanto, por este motivo havia mais tempo para o entretenimento pessoal e dessa forma uma nova dimensão foi alcançada. Neste novo paradigma surgiu a maioria dos esportes da atualidade, incluindo o fisioculturismo. Em 1950, algumas academias dos Estados Unidos deram início ao fisioculturismo conhecido dos dias de hoje. Atualmente é um esporte praticado em todo o mundo e tem milhões de seguidores.

Uma das figuras que marcaram um antes e um depois neste esporte foi Arnold Schwarzenegger, um fisiculturista com uma musculatura impressionante que alcançou fama mundial através das telas do cinema.

Principais competições

Uma competição de fisiculturismo consiste em expor os atletas a um grupo de jurados através da apresentação de diferentes posições que serão avaliadas sobdeterminado padrão: definição muscular, harmonia do corpo, amplitude muscular, proporcionalidade, nível de gordura corporal, etc. As competições são divididas em categorias apropriadas ao peso de cada um, por exemplo, entre 75 e 80 kg.

Entre as competições mais importantes podemos destacar as seguintes: a Arnold Classic, o Campeonato Mundial, Campeonato Europeu e a mais renomada, a Mister Olympia, considerada como a de maior reconhecimento entre os fisiculturistas.

Imagem: Fotolia. romanolebedev

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: