Conceito » Saúde » Glutamina

Glutamina - Conceito, o que é, Significado

É um aminoácido que produz nosso corpo. Na verdade, trata-se de um dos mais importantes aminoácidos, pois graças a ele se produz a síntese de proteínas em nosso organismo.

Na atualidade se fabrica glutamina em forma de suplemento e seu consumo é orientado para o aumento do rendimento físico de atletas, especialmente aqueles que praticam fisiculturismo. Na verdade, é usado para aumentar a massa muscular, para restaurar os níveis de glicogênio e para melhorar a recuperação física após um treinamento. No mercado este produto é comercializado como L-glutamina e pode ser encontrado em comprimido ou em pó.

A polêmica sobre seu consumo

No mundo do fisiculturismo a L-glutamina é considerada um produto muito benéfico, pois ajuda a manter a dura carga de treinamentos. Deve-se ressaltar que os músculos se desenvolvem durante o repouso após o exercício físico e é necessário a reconstrução das fibras musculares graças ao suplemento da L-glutamina. Este argumento é defendido por seus consumidores regulares, que muitas vezes combinam esta substância com outros suplementos, como a creatina.

No entanto, segundo os críticos deste suplemento não há nenhuma evidência científica que demonstre seus efeitos para favorecer a síntese de proteínas. Neste sentido, afirma-se que os seus benefícios se baseiam num efeito placebo.

Apesar da discussão entre críticos e defensores, está mostrado que a L-glutamina é útil para pessoas doentes ou com problemas clínicos que necessitam realmente deste tipo de suplemento.

Como muitos outros produtos do mercado, o suplemento da glutamina provoca uma clara divisão, já que para alguns é realmente útil e para outros não é nada mais do que uma fraude com aparência de verdade.

O consumo de suplementos alimentares não deve ser substituir uma alimentação variada e equilibrada

Muitos atletas treinam duramente e, ao mesmo tempo, consumem vários suplementos para alcançar um desempenho físico máximo. Também são consumidos por outras razões: para ganhar peso ou ajudar os idosos com problemas de nutrição. De qualquer forma, os suplementos não devem ser consumidos como uma alternativa aos alimentos tradicionais.

Além da L-glutamina, outros dois suplementos mais populares são os seguintes: a proteína em pó e a creatina. A primeira é consumida para reconstruir os músculos e os tendões após o exercício e a segunda para favorecer o aumento da massa muscular.

Imagem: Fotolia. vbacarin

Relacionados:

  1. Alongamento
  2. Esteroides
  3. Colágeno
  4. Pliometria
  5. Stretching (Exercícios de Alongamento)
  6. Fisiculturismo
  7. Gelatina
  8. Preparação Física
  9. Proteína
  10. Biossíntese