Conceito » Economia » Faturamento e Fatura

Faturamento e Fatura - Conceito, o que é, Significado

No mundo dos negócios os conceitos faturamento e fatura são fundamentais para entender as relações comerciais e, ao mesmo tempo, acompanhar o gerenciamento contábil.

O processo

Na gestão empresarial é imprescindível realizar um controle detalhado sobre as faturas que são emitidas aos clientes. Todo este processo é precisamente um faturamento. Este conceito também se refere ao lucro comercial obtido a partir de suas vendas, sejam produtos ou serviços.

Em todo sistema de faturamento há três protagonistas envolvidos: a empresa vendedora, o cliente e o órgão estatal que controla o sistema tributário.

Um suporte contábil para o vendedor e um compromisso de pagamento para o comprador

A fatura é um suporte contábil que se refere à venda de um produto ou serviço. A fatura de vendas é um documento escrito que especifica a relação entre o vendedor e o comprador. A mesma detalha as mercadorias ou serviços a serem vendidas assim como a quantidade de unidades, o preço e as condições de venda.

Do ponto de vista do comprador, a fatura é o documento que serve para justificar a aquisição de uma mercadoria, enquanto que para o vendedor serve para acompanhar os pagamentos pendentes. Para que a fatura seja um documento útil, é necessário que seja duplicada: o original para o comprador e o duplicado para o vendedor (com esta duplicação são contabilizadas a venda e a compra). Em algumas empresas também há uma terceira cópia para eventual consulta.

Em resumo, a fatura é o documento principal de uma operação de compra e venda

Um aspecto importante que deve ser levado em conta é que a fatura emitida incorpora uma série de dados e requisitos legais da empresa: indica no documento que se trata de uma fatura de venda; assim como nome e sobrenome do vendedor, dados da identificação pessoal de quem adquire o serviço, número de identificação fiscal, data de emissão, descrição dos artigos vendidos ou serviços prestados, nome completo da empresa que realiza a impressão, e, por último, o valor da fatura acompanhado do imposto correspondente.

Na atualidade a emissão de faturas também é realizada eletronicamente, de modo que as operações comerciais são mais ágeis e eficientes e, paralelamente, são reduzidas as despesas de papel.

Imagem: Fotolia. artinspiring

Relacionados:

  1. Retail
  2. Despesas Operacionais
  3. Deadline
  4. Importação
  5. Modelo de Negócio
  6. Papelaria
  7. Gestão Empresarial
  8. Modelo de Gestão
  9. Cadeia de Valor
  10. Balanço