Conceito » Esporte » Esteroides

Esteroides - Conceito, o que é, Significado

Esteroides são moléculas que o corpo produz de forma natural. Estas substâncias têm uma função muito específica: regular a ação dos nutrientes e manter os níveis de água no organismo. No entanto, existem os esteroides sintéticos, também conhecidos como anabolizantes. Estes produtos são consumidos em comprimidos, géis, cremes ou preparações injetáveis. Seu consumo artificial produz efeitos sobre a testosterona, o hormônio sexual masculino.

Originalmente esta substância foi utilizada clinicamente para tratar algumas doenças, especialmente o hipogonadismo, uma patologia que afeta a produção natural da testosterona, assim como o crescimento e a sexualidade. Com o passar dos anos os esteroides começaram a ser utilizados entre alguns esportistas, que consumiam para fortalecer seus músculos e assim alcançar melhores resultados nas competições.

Quando os esteroides são absorvidos pelo organismo, as células captam nitrogênio, que vai acompanhado de aminoácidos; estes servem para regenerar os tecidos musculares com maior rapidez. Existem produtos naturais que funcionam como anabolizantes, por algumas plantas que contêm zinco ou por suplementos alimentares destinados ao aumento dos músculos. No entanto, estas substâncias não devem ser confundidas com os esteroides anabólicos sintéticos.

O consumo de esteroides anabolizantes favorece o desempenho físico, mas produzem efeitos secundários para a saúde

Há atletas que desejam obter bons resultados a qualquer preço e para isso estão dispostos a consumir todo tipo de substância, incluindo os esteroides anabolizantes. A princípio, seu consumo fortalece o corpo em geral: há um aumento da massa muscular, maior capacidade de trabalho físico e um tempo de recuperação mais curto.

Os adeptos ao seu consumo afirmam que estas substâncias são benéficas para o corpo, desde que sejam consumidas com supervisão adequada e de forma moderada.

A lista de efeitos colaterais é considerável: problemas cardiovasculares, níveis elevados de colesterol, disfunção sexual, problemas renais, retenção de líquidos, hipertensão, depressão, perda de cabelo, comportamento anormal, etc. No caso das mulheres, seus efeitos têm várias consequências negativas: crescimento de pelo no rosto, masculinização do corpo, problemas de fígado e distúrbios psicológicos.

Um fenômeno relacionado com a exaltação do físico

Além dos prós e contras destas substâncias, o fenômeno dos esteroides está diretamente relacionado com o culto ao corpo, a alta concorrência em alguns esportes e a vigorexia.

Imagem: Fotolia. nickola_che

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: