Conceito » Comunicação » Ênfase

Ênfase - Conceito, o que é, Significado

Certas palavras, dizemos com maior intensidade para dar mais importância às nossas reivindicações. Quando isso acontece, dizemos que damos ênfase a nossas expressões. Da mesma forma, damos ênfase quando realizamos uma ação com mais interesse. Quanto à sua origem, este termo vem do grego, mais especificamente de emphasis, que pode ser traduzido como fazer ver.

Na comunicação

Ao transmitir ideias não empregamos um discurso plano e neutro com a mesma entonação. Na verdade, algumas palavras ou expressões são pronunciadas com maior força, seja pelo tom da voz ou pelos gestos que usamos. Damos ênfase ao que comunicamos para seduzir alguém ou então para convencê-lo. Com esta estratégia, tentamos chamar a atenção do nosso interlocutor. Um vendedor, um político ou um professor deve ser eficaz com o uso da linguagem e para isso precisa falar bem e, ao mesmo tempo, dar brilho as palavras chaves. Em outras palavras, é tão importante o que dizemos como a maneira como dizemos.

Na arte da oratória existem vários fatores a considerar: a capacidade de empatia com os outros, que o discurso seja agradável e sugestivo, assim como o uso correto da linguagem. Tudo isso deve vir acompanhado de alguns momentos extraordinários onde a ênfase é colocada sobre a mensagem.

Estas técnicas são conhecidas pelos especialistas em comunicação e podem ser aprendidas. No caso de comícios políticos é muito comum que em determinados momentos o político tente chamar a atenção do público e para isso enfatiza sua mensagem.

A pessoa enfática

Aquele que tende a exagerar em suas afirmações é uma pessoa enfática, portanto, é pedante, prepotente e arrogante. O oposto de enfático é natural. Em certas ocasiões, pode ser necessário falar enfaticamente, mas geralmente é preferível comunicar-se de maneira natural.

Imagem: Fotolia. beeboys

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: