Nosso planeta recebe energia do resto do universo, neste sentido, se fala das energias cósmicas. A Terra também gera vibrações e movimentos internos dos quais se tornam em energia telúrica. O termo telúrico vem do latim “tellus”, que literalmente significa terra.
Este conhecimento é considerado uma arte e está diretamente relacionado com a geobiologia.
As pessoas conhecedoras da radiestesia se inspiraram tradicionalmente no comportamento dos animais, que sabem detectar se um lugar é adequado para viver.
Enquanto os biólogos medem de maneira objetiva as condições de um terreno (por exemplo, os aparelhos de medição eletromagnética), os radiestesistas sabem de maneira intuitiva captar as vibrações de um lugar. Pode-se saber se um terreno é impróprio para a vida humana observando as reações favoráveis ou desfavoráveis do nosso organismo.
Os radiestesistas usam varinhas, pêndulos ou as próprias mãos para determinar a energia telúrica de determinada área. Deve-se destacar que além do nosso próprio corpo físico, temos alguns campos enérgicos que estabelecem uma ligação entre o indivíduo e seu meio ambiente.
Ao redor do nosso planeta existem algumas redes invisíveis, que são as redes telúricas. Estas redes foram descobertas por Ernst Hartmann, que na década de 1950 estabeleceu os princípios das diferentes radiações que afetam o planeta. A pesquisa de Hartmann pode ser explicada porque as civilizações antigas de certos lugares eram consideradas sagradas.
As falhas no terreno, as cavidades subterrâneas ou aquíferas são também lugares que geram forças ou energias telúricas.
A maioria das pessoas é incapaz de compreender as forças que vêm da Terra. Em compensação, os animais têm esta capacidade desenvolvida. Na verdade, os desastres naturais são detectados com antecedência pela maioria dos animais, mas não pelos seres humanos que perderam essa sensibilidade em particular.
Na atualidade, sabe-se que as abelhas ou as formigas se instalam em locais apropriados do ponto de vista da energia telúrica.
Imagem: Fotolia. Crystal-K
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2017). Conceito de Energia Telúrica. Em https://conceitos.com/energia-telurica/. São Paulo, Brasil.