Conceito » Ciência » Energia Maremotriz

Energia Maremotriz - Conceito, o que é, Significado

A água é um recurso imprescindível para a vida e, ao mesmo tempo, tem um potencial energético inquestionável. Por um lado, existem os tradicionais sistemas hidráulicos e, por outro, a força das ondas e das marés pode ser transformadas em energia, mias particularmente em energia maremotriz.

A força das marés e das ondas

Durante séculos, a água das marés e dos oceanos tem sido desperdiçada, mas nas últimas décadas os cientistas detectaram o potencial das subidas e descidas das marés e a capacidade das ondas para se tornar energia. Desta maneira surgem duas modalidades energéticas: a maremotriz (energia das marés) e a undimotriz (energia das ondas).

Como seu próprio nome indica a energia maremotriz se baseia no aproveitamento das marés, que ocorrem a partir da posição da Terra em relação à lua. Nesta modalidade, as massas de água são aproveitadas e as correntes produzidas entre a maré alta e maré baixa. Do ponto de vista técnico, são necessários grandes desníveis de maré ou fortes correntes para que estas técnicas possam ser aplicadas.

Atualmente, a maior usina de energia das marés do mundo está localizada na Coreia do Sul e tem um dique com mais de 12 km de comprimento.

A energia das ondas ou undimotriz é produzida pelo efeito do vento sobre a superfície do mar. Por exemplo, no Mar Cantábrico os ventos produzem ondas superiores aos três metros e este fenômeno tem um grande potencial energético. Neste sentido, esta energia pode estabelecer uma alternativa interessante.

Sistemas de transformação de energia

Atualmente, existem várias formas de conseguir energia através das ondas e das marés. Existe um sistema captador atenuador que utiliza um dispositivo flutuante que se move entre as ondas e esse movimento ondulante que experimenta o dispositivo se torna energia elétrica. O sistema de realinhamento permite que a água das ondas não ultrapasse determinado nível e sejam capturados em um tanque, posteriormente, pode-se conseguir energia elétrica através de um dispositivo. O sistema captador pontual se baseia numa estrutura flutuante que absorve a energia que provém de todas as direções. No sistema de coluna de água oscilante se constrói uma parede na orla costeira e em seu interior há várias turbinas que aproveitam o impacto das ondas para gerar eletricidade.

Vantagens e desvantagens da energia maremotriz e undimotriz

Como todas as fontes de energia, as que provêm das marés e das ondas têm suas vantagens e desvantagens. É positiva porque a água dos oceanos é uma fonte de energia inesgotável, limpa e renovável, além disso, as marés são um fenômeno totalmente previsível.

Alguns dos principais pontos negativos a serem citados são os seguintes: existem algumas dúvidas sobre o possível impacto no meio ambiente, a construção das usinas deve estar próximo das áreas costeiras e se trata de uma tecnologia com alto custo econômico.

Imagem: Fotolia. chakawut

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: