Ânion - Conceito, o que é, Significado

O termo ânion aqui a ser analisado se enquadra dentro da teoria do átomo. O ânion é também conhecido como íon negativo e é um átomo ou molécula que possui uma carga extra de um ou mais elétrons negativos. O íon positivo ou cátion é um átomo que perdeu um ou mais elétrons devido ao impacto de uma força energética.

O papel dos ânions na teoria do átomo

Os átomos são os elementos básicos que compõem a matéria e estão formados por partículas subatômicas, que são os neutros, prótons e elétrons. Os nêutrons não tem carga elétrica, os prótons têm carga positiva e os elétrons têm carga negativa. Nêutrons e prótons formam o núcleo atômico e os elétrons se encontram ao redor do núcleo. Nesta zona orbital é provável encontrar um elétron. Assim, quando o átomo perde elétrons se torna um íon positivo ou cátion e, de maneira inversa, quando o átomo ganha elétrons em seu movimento orbital se transforma em um íon negativo ou ânion.

Os íons positivos e negativos em relação à saúde

Tanto os íons positivos como os negativos fazem parte do ar e, portanto, isso gera uma atmosfera equilibrada ou desequilibrada. Se há excesso de íons positivos, a qualidade do ar se vê afetada negativamente. Ao contrário, se ânions são elevados trazem benefícios para o organismo.

Os íons positivos são nocivos para o ser humano, pois aumentam a pressão e a acidez no sangue, debilitam os ossos e prejudicam o conjunto de funções metabólicas. Pelo contrário, os íons negativos ou ânions produzem efeitos bem positivos. Neste sentido, os lugares mais próximos ao mar ou os espaços naturais de montanha são um fonte de íons negativos, dos quais têm uma grande variedade de efeitos sobre a saúde: o sistema respiratório melhora; elimina-se o estresse e a mente fica mais relaxada; há uma melhora na função digestiva; alterações hormonais positivas, entre outros benefícios.

Na verdade, as pessoas que vivem nas grandes cidades que passam uma temporada no campo ou na praia têm a sensação de bem-estar físico e isso se deve ao fato da atmosfera estar carregada de ânions.

Deve-se ressaltar que os íons negativos na atmosfera se produzem como consequência das descargas elétricas dos raios ou pela fotossíntese das plantas, duas circunstâncias que se produzem normalmente no meio ambiente natural e não nos espaços fechados.

Imagem: Fotolia. nektoetkin

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: