O ecossistema consiste em uma comunidade formada por uma série de seres vivos que interagem entre si e pelo ambiente que vivem, no entanto, o ecossistema terrestre é caracterizado por ser aquele que se encontra na superfície terrestre.
Isto é, o ecossistema terrestre está localizado em uma porção de terra particular por onde convivem seres vivos que necessitam de terra e ar para poder sobreviver e desenvolver-se.
No entanto, como o ecossistema precisa do solo, está sujeito a uma série de condições climáticas e espaciais como a temperatura, umidade, altitude e latitude, e sem dúvida, terão um impacto sobre o seu desenvolvimento e qualidade.
Portanto, é importante destacar a possibilidade de um ecossistema terrestre com maior biodiversidade assim que as condições mencionadas estejam úmidas e quentes como também a altitude e a latitude estejam em menores marcas.
Existem diversos ecossistemas terrestres que expressam a biodiversidade, por exemplo, a floresta é o local que a melhor expressa, sendo contrastado pelo deserto que impossibilita encontrar esse tipo de característica por causa da aridez e falta de água, bem como complica a sobrevivência da fauna e da flora.
Outro tipo de ecossistema terrestre é a tundra, que se encontra próxima às latitudes polares e nas zonas mais altas. Sua temperatura é muito baixa quase que durante todo ano e isso torna praticamente impossível a existência de árvores.
Em compensação, na taiga, apesar das condições climáticas serem as mesmas da tundra, permite o crescimento de árvores coníferas.
Vale destacar que tanto as espécies de animais como de plantas presentes em cada ecossistema terrestre apresentam características que lhes permitem sua sobrevivência. Entretanto, essas espécies podem morrer quando ocorrem mudanças inesperadas e não existe a possibilidade de adaptação.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2014). Conceito de Ecossistema Terrestre. Em https://conceitos.com/ecossistema-terrestre/. São Paulo, Brasil.