Conceito » Saúde » Depressão Exógena

Conceito de Depressão Exógena

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que a depressão exógena se trata de um tipo de alteração do estado de espírito, que possui um caráter contextual ou situacional, ou seja, que normalmente aconteceu algo na vida do afetado, debilitando sua capacidade de responder a circunstâncias externas. Do ponto de vista da biografia, existem situações que causam uma dor especial, por exemplo, a morte de um ente querido, um desemprego de longa duração, uma solidão recorrente, as decepções pessoais, o término de um namoro ou casamento, etc.

Isto não significa que sofrer algo deste tipo seja sinônimo de depressão, mas, em certas ocasiões, este tipo de acontecimento pode realmente o gatilho para uma depressão. É importante enfatizar que sofrer de tristeza não significa que está deprimido. O paciente que sofre de depressão exógena fica triste, mas em um grau de sentimento insano, já que afeta sua capacidade de levar uma vida normal, isto é, de seguir com suas atividades de momento.

A depressão exógena é o tipo mais comum de depressão

Outro tipo que se conhece é a endógena, neste caso, tem uma origem de caráter mais genética. Neste caso, o tratamento exige um tratamento farmacológico. De qualquer forma, é sempre o psicólogo ou o psiquiatra que podem acompanhar o tratamento do paciente.

O tratamento de depressão exógena pode necessitar de um tratamento farmacológico nos casos mais graves, combinando sempre com a terapia que promove a comunicação do paciente ao expressar sua dor e colocar em palavras aquilo que sente.

Sintomas da depressão exógena

1. O paciente experimenta um enorme desejo de dormir, especialmente no início de um novo dia quando percebe a perspectiva de negatividade no ar.

2. O duelo por essa situação lhe causa um alto sofrimento, que não termina e se prolonga ao longo do tempo. Ou seja, a pessoa parece não superar esta dor, impedindo-a de desfrutar o que antes gostava e agora não mais.

3. A pessoa experimenta uma espécie de inquietação interior. É difícil para ela sentir paz e alegria mesmo em situações que se apresentam com boas perspectivas, onde parecia tudo estar ao seu favor.

4. Deste modo, a pessoa também pode experimentar uma redução no seu desempenho profissional, uma vez que a depressão afeta a concentração. Da mesma forma, o paciente pode sentir-se menos receptivo aos convites sociais e estar menos comunicativo.

Imagem: Fotolia. manop1984

Relacionados:

  1. Depressão pós-parto
  2. Depressão
  3. Depressão Infantil
  4. Destruição
  5. Recaída (Saúde)
  6. Resiliência
  7. Sociabilidade
  8. Anedonia
  9. Contente
  10. Desejo de Viver