A ação de delegar consiste em dar a outra pessoa determinada responsabilidade. Isto significa que há dois sujeitos que interagem nessa ação: um delegado que age como representante de alguém e outra pessoa que decide ceder sua obrigação ou responsabilidade, ou seja, quem delega.
Delega-se a outra pessoa porque se confia nela, por acreditar em sua utilidade ou como prova para conhecer sua capacidade.
As grandes organizações normalmente têm uma estrutura hierárquica. Na maioria delas é bastante comum agir por delegação. Assim, quando o presidente de uma entidade não pode exercer temporariamente suas funções, ele delega ao vice-presidente. No mundo empresarial acontece algo bem parecido. Quando um responsável não pode assumir suas funções, ele delega alguém mais capacitado para isso.
Qualquer grupo humano sente a necessidade de delegar. Por exemplo, no exército se age por delegação, uma vez que são os altos cargos que aplicam as ordens e sucessivamente as diferentes escalas militares.
Em geral, acredita-se que delegar a outras pessoas é totalmente necessário, pois do contrário uma organização que não delega se torna ineficaz na hora de solucionar os problemas que venham a surgir.
Na escola tradicional, o professor ensina e estabelece orientações, já os alunos são simples receptores da informação e não tem nenhuma outra responsabilidade. Nos projetos educativos mais inovadores o que se tenta é delegar aos alunos certas responsabilidades.
Por exemplo, os alunos mais capacitados podem ajudar aqueles que têm dificuldades de aprendizagem. Para que isso seja possível o professor deve delegar parcialmente suas responsabilidades.
Na formação das crianças é importante também que eles assumam gradativamente certas responsabilidades. Para que isso seja possível, os pais devem delegar a seus filhos, ou seja, dar certa autonomia na hora de decidir sobre algum assunto.
Por exemplo, pode ser útil que os pais deleguem a seus filhos tarefas sobre como manter a organização do seu quarto e algumas outras cotidianas como passear com o cachorro e levar o lixo. A finalidade de delegar em certas ocasiões tem um caráter educativo e formativo.
Imagem: iStock. SrdjanPav
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2016). Conceito de Delegar. Em https://conceitos.com/delegar/. São Paulo, Brasil.