Dano - Conceito, o que é, Significado

O dano é um inconveniente, dor ou mal-estar sofrido por uma pessoa, entidade ou algo de índole material.

A ideia de dano só pode ser entendida em determinado contexto. É possível citar três circunstâncias diferentes para apresentar este conceito. Estas três áreas seriam do direito, da moralidade e do dano físico ou material.

Na visão do direito ficam estabelecidos critérios de responsabilidade para determinar a relação de uma ação com os inconvenientes ou danos que podem causar

O dano pode ser provocado de maneira determinada, com planejamento, de forma acidental, por desconhecimento e por todo tipo de circunstância ou motivação, através da qual geram uma série de agravantes e atenuantes legais que influência na hora de contextualizar o dano ocasionado e que são determinantes em uma sentença judicial.

No campo jurídico, as ações ou palavras de outras pessoas têm as mesmas repercussões, portanto, podem causar potenciais danos. Uma ofensa, um insulto, um desprezo ou uma infâmia são causas que originam danos morais a outro indivíduo. A percepção do dano é subjetiva e depende da sensibilidade pessoal de cada um, sobretudo, da relação entre aquele que ofende e ao ofendido.

Do ponto de vista físico, nosso organismo sofre danos quando ocorre um acidente ou diante de certas doenças com sintomas de dor

De maneira análoga, um objeto também pode ocasionar dano por alguma razão.

Em qualquer um dos seus sentidos, a noção de dano envolve sempre certa graduação, pois se manifesta de forma leve, moderada ou intensa. Por ser difícil sua medição e avaliação fica complexo entender o dano quando não se tem relação direta com ele, ou seja, cada pessoa vive a sua maneira a sensação e a intensidade do dano.

Em nossa cultura é comum empregar duas ideias relacionadas ao termo aqui analisado: a avaliação dos danos e os danos colaterais. No primeiro caso, trata-se de um critério válido para quantificar as consequências de uma destruição ou de alguns inconvenientes, como mostram as companhias de seguro que precisam deste tipo de critério. Os danos colaterais expressam as consequências indiretas de um conflito, aquilo que não se manifesta à primeira vista, mas que sem dúvida ocasiona mal-estar ou importante desgaste.

Imagem: iStock. majorosl

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: