Dados - Conceito, o que é, Significado

dadosO dado é um elemento informativo concreto e sua forma plural expressa uma informação mais importante ainda. Em nossa vida cotidiana utilizamos constantemente o termo dados.

Normalmente, são palavras ou números que servem como referência de algo, por exemplo, o PIN de um telefone, o número de um documento de identidade ou as senhas bancárias, entre outros que fazem parte do cotidiano. Na área da informática, utilizam-se os dados para entender a realidade que nos rodeia como o PIB, o IPC ou qualquer outro índice econômico ou social presente nos meios de comunicação.

Estamos rodeados de dados porque tudo o que existe pode ser expresso matematicamente ou através de algum elemento específico

O dado é um símbolo de nossa civilização, já que em outros períodos da história o ser humano não precisava deste tipo de elemento em sua vida nem para a comunicação. Em compensação, atualmente, a mudança é imprescindível.

Devemos levar em conta os dados e a necessidade de interpretá-los corretamente

Alguns deles são evidentes e não precisa de análise alguma; quando nos referimos a senhas ou códigos significa que estes são simples instrumentos de acesso e segurança. Entretanto, em certas áreas como a economia ou a história, os dados apresentados podem ser contraditórios. De fato, há dados errados, falsos, manipulados ou interpretados a partir de uma perspectiva desinteressada.

Vamos ver um exemplo de dificuldade para avaliar certos dados

Um jornal afirma em uma manchete que há 100.000 pessoas que sofrem de doença contagiosa. Este dado pode estar certo, mas também pode ocasionar um alarde social desproporcional em função de como foi explicado e qual era o foco da notícia. Este exemplo destaca que os dados são quase sempre interpretáveis e que por detrás do seu objetivo pode haver outro tipo de intenção.

Cada dado tem sua fonte de informação e um contexto determinado. Seu conhecimento pode ser simples ou extremamente complexo. Em todo caso, são referências específicas que nos permitem tirar conclusões sobre algum aspecto da realidade.

Atualmente, há uma polêmica em todo o mundo em relação ao conceito até aqui analisado, ou seja, aos dados. Mais especificamente aos dados pessoais que algumas entidades possuem. Diante deste fenômeno, surgiram leis em alguns países que protegem os cidadãos sobre possíveis abusos, as leis de proteção de dados.

Imagem: iStock. kycstudio

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: