No campo da fé cristã a figura de Jesus Cristo desempenha um papel central. Sua dimensão é tão importante que existe uma disciplina específica, a Cristologia. Esta área do conhecimento está integrada dentro da teologia cristã.
Os especialistas neste assunto acreditam que para aproximar-se à figura de Jesus Cristo é conveniente partir de alguns princípios. Para começar, a leitura das Escrituras Sagradas deve ser realizada com uma atitude destinada à iluminação de Deus sobre nosso espírito.
Em segundo lugar, deveríamos ler as Escrituras Sagradas com o desejo de compreendê-las e não simplesmente de maneira superficial.
Por outro lado, a Cristologia defende uma tese fundamental: o amor à verdade revelado por Deus na Bíblia.
Outro aspecto essencial na busca por compreender Jesus Cristo é a humildade, que implica em reconhecer nossos próprios erros.
Da mesma forma, devemos aprender a discernir entre duas questões básicas: o que é uma declaração bíblica e o que é uma conjectura bíblica.
Por último, os estudiosos da figura de Cristo recomendam manter prudência, firmeza e respeito na hora de manter as próprias convicções.
Para os cristãos, Deus encarnou em Jesus Cristo e esta ideia é o dogma central da fé cristã. Isto significa que a natureza de Cristo é dupla, humana e divina ao mesmo tempo.
Na Cristologia, afirma-se que Cristo se considerava filho de Deus. Em outras palavras, via a si mesmo como o Messias, ou seja, o enviado por Deus para salvar os homens.
Através do conhecimento da pessoa de Cristo há vários caminhos ou vias possíveis. O caminho tipológico explica Cristo a partir das profecias do Antigo Testamento. A via histórica concentra todos os episódios reais da qual Cristo desempenhou um papel protagonista.
Além da Bíblia, a pessoa de Cristo pode ser estudada a partir das preocupações humanas de qualquer época. Obviamente, é viável também aproximar-se da figura de Cristo a partir da experiência íntima de cada indivíduo.
Na tradição da teologia cristã, a Cristologia se concentra em todos os dogmas relacionados a Cristo, especialmente o dogma da Santíssima Trindade. Os dogmas cristológicos são as verdades que se consolidaram em diferentes concílios, como o Concílio de Calcedônia ou o Concílio de Niceia.
1) Cristo é o verdadeiro Deus,
2) Cristo foi um homem,
3) Cristo é uma só pessoa.
Imagem: Fotolia. honeyflavour
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2018). Conceito de Cristologia. Em https://conceitos.com/cristologia/. São Paulo, Brasil.