Conceito » Economia » Crise

Crise - Conceito, o que é, Significado

CriseA crise é uma mudança brusca sobre algum aspecto. Toda vez algo transcorre com normalidade e sem alterações, fala-se de estabilidade. Já quando uma situação estável incorpora uma mudança significativa de índole negativa, costuma-se dizer que há uma crise.

A ideia de crise é aplicada em qualquer contexto humano da qual ocorre algo imprevisto, negativo ou grave. Quando surge o elemento ou fator novidade, interrompe-se o equilíbrio e consequentemente vem a crise.

Uma das áreas que este termo é mais utilizado é o econômico

A economia, tanto em sua versão individual como coletiva, atravessa por vários períodos. E quando há uma diminuição da renda, do consumo ou de qualquer outro parâmetro ligado à economia, costuma-se dizer que há uma crise. Sua duração e intensidade são variáveis e estão sujeitas a todo tipo de discussão e debate. Alguns termos econômicos são similares e por este motivo causam certa confusão. Há certa desaceleração quando ocorre uma queda no ritmo de crescimento.

Os especialistas em finanças falam de recessão quando o PIB é reduzido durante dois trimestres consecutivos. Em relação à depressão, há uma queda de 10% do PIB ao longo do ano. Em quanto ao conceito crise, trata-se de uma ideia mais imprecisa que tecnicamente deve ser empregada no caso de algum aspecto econômico manifestar parâmetros negativos. De qualquer forma, na prática, a noção de crise financeira é aplicada em qualquer tipo de circunstância adversa.

No mundo anglo-saxão, a palavra crise é aplicada em contextos mais pessoais ou em circunstâncias catastróficas e para mencionar este declive econômico se utiliza o termo recessão (em inglês, recession).

Em relação às situações de emergência social provocada por algum tipo de catástrofe, emprega-se o conceito crise humanitária

Do ponto de vista social, quando se pretende explicar o declive moral generalizado e a ausência de princípios humanos se utiliza a expressão “crise de valores”.

O conceito analisado até aqui está presente em várias locuções da linguagem ou em algumas áreas mais específicas: entrar em crise, situação crítica, crise de ansiedade, crise de casal, entre outras. Em qualquer destes contextos se expressa uma situação particularmente negativa ou traumática.

Por último, vale a pena recordar que em qualquer situação de crise há uma mudança radical, mesmo que estas mudanças não sejam recebidas inicialmente de forma positiva, em certas ocasiões, acontecem efeitos favoráveis em longo prazo.

Imagem: iStock. Georgijevic

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: