O crime e a delinquência em geral estão associados normalmente aos atos de certa violência e que são realizados por pessoas de baixa classe social. Esta concepção nem sempre corresponde à realidade, uma vez que certos atos criminosos são praticados com procedimentos não violentos e por indivíduos aparentemente respeitáveis. Para referir a este tipo de ação, podemos mencionar os termos: crime do colarinho branco ou crime da luva branca.
O criminoso do colarinho branco é um personagem clássico da ficção literária e cinematográfica. Trata-se de um personagem único por combinar dois aspectos geralmente opostos: o crime e a boa educação. Neste sentido, surge como um indivíduo elegante, de bons costumes, culto e aparentemente notável. Obviamente, sua aparência respeitável serve para esconder sua condição de criminoso e camuflar suas verdadeiras intenções.
De acordo com sua aparência externa e boas maneiras, seu modo de agir é igualmente refinado. Assim, não recorre à coação e evita a violência a todo custo. A execução dos seus planos é extremamente cuidadosa e sofisticada. Pode-se dizer que seus crimes têm um componente teatral. O perfil desses criminosos não existe apenas na ficção, pois também há na realidade.
O branqueamento de capitais e a evasão de divisas são realizados geralmente em ambientes bem distintos, como em escritórios de advocacia, agências bancárias ou qualquer outro cenário relacionado ao prestígio social.
Os delitos informáticos como o roubo de informação, a introdução ilegal em redes ou o sequestro de páginas web são uma nova versão do crime do colarinho branco.
Uma falsificação de obra de arte é realizada por um artista de grande sensibilidade, mas sua criatividade é perfeitamente compatível com o crime.
Certas fraudes, golpes ou farsas são também comuns entre os criminosos do colarinho branco, como a fraude do bilhete premiado, do ingresso falso, entre outras.
Em muitas cidades é frequente a figura do falso entregador de gás, assim como de outros impostores profissionais.
A espionagem industrial é realizada através de procedimentos tecnológicos e científicos avançados; esta circunstância permite que os criminosos se escondam por meio da aparência de especialistas informáticos.
Todos os crimes acima mencionados têm algo em comum: as ações contrárias à lei apresentam um formato e uma estratégia totalmente envolvidos com a normalidade.
Imagem: Fotolia. yuriytsirkunov
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jan., 2018). Conceito de Crime do Colarinho Branco. Em https://conceitos.com/crime-colarinho-branco/. São Paulo, Brasil.