Conceito » Cultura » Cowboy

Cowboy - Conceito, o que é, Significado

É uma palavra inglesa que significa vaqueiro. Assim, é a pessoa cuja atividade profissional se dedica ao cuidado do gado. Uma de suas principais tarefas consiste em deslocar um grande número de bovinos de um lugar para o outro. Esta circunstância concreta se tornou conhecida através do mundo do cinema, especialmente no gênero western.

A denominação cowboy ou vaqueiro tem outros sinônimos equivalentes. Neste sentido, na Argentina existem os gauchos, os chagras no Equador, os llaneros na Colômbia e na Venezuela e os gardians na França. Deve-se ressaltar que o vocábulo cowboy foi introduzido aos dicionários ingleses a partir do século XVIII, quando em português o termo vaqueiro já era usado.

Um personagem mítico dos filmes do oeste

Na história do cinema o personagem do cowboy é um clássico. Os atores que o representam aparecem normalmente como homens rudes e aventureiros. Na vida real, o vaqueiro dos Estados Unidos teve um papel de destaque no século XIX, quando os territórios do oeste começaram a ser colonizados. Na conquista do velho oeste (far west) o cavaleiro hábil era o responsável pelo deslocamento do gado.

Sua estética cruzou as fronteiras naturais

O personagem do cowboy está associado a uma estética bem específica. Destaca-se por suas botas, pelo chapéu, a calça jeans, o laço para domar e a gravata de bolo (este adorno é muito popular no Arizona e no Novo México). Esta indumentária não é exclusiva dos vaqueiros, pois se adaptou à moda urbana em todo o planeta.

A origem da estética vaqueira começou na cidade de São Francisco, por volta de 1850, através de um fabricante de roupas, Levi Strauss. Procedente da Alemanha, instalou-se na Califórnia e fundou um estabelecimento dedicado à vestimenta dos mineradores e agricultores. Em 1873 surgiram as primeiras calças Levi’s Strauss 501. Com o passar do tempo os cowboys adotaram este tipo de calça e os filmes do oeste propiciaram um grande salto internacional com a moda vaqueira.

O adestramento vaqueiro e o rodeio norte-americano

O adestramento vaqueiro é um esporte equestre, no qual o cavaleiro executa uma série de manobras para que o cavalo mostre suas habilidades em uma pista (são realizados galopes em círculo, paradas bruscas, mudanças de direção, piruetas, etc.).

O rodeio é um esporte de risco, já que os cavaleiros montam potros selvagens ou touros. Esta atividade é originária do estado mexicano de Chihuahua, mas com o tempo foi introduzida no território dos Estados Unidos, especialmente nos estados do Texas, Arizona e Novo México.

Imagem Fotolia: John

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: