Conceito » Tecnologia » Corrente Alternada

Corrente Alternada - Conceito, o que é, Significado

A corrente alternada é o tipo de corrente elétrica que se caracteriza porque a magnitude e a direção apresentam uma variação cíclica. No entanto, a maneira pela qual este tipo de corrente oscila é sinusoidal, ou seja, uma curva que sobe e desce continuamente. Graças a esta forma de oscilação, a corrente alternada consegue transmitir a energia de maneira mais eficiente.

Entretanto, deve-se destacar que algumas necessidades especiais podem demandar outro formato, como quadrado ou triangular

A corrente alternada simbolizada pelas letras CA na língua portuguesa, destaca-se também pela maneira com a qual a eletricidade ingressa em nossos lares, no trabalho e por transmitir sinais de áudio e vídeo através dos cabos elétricos correspondentes que a contêm.

É impossível não relacionar algo da história a este tema, já que os primeiros testes que deram origem a esta corrente se remontam ao final do século XIX, quando o engenheiro Nikola Tesla idealizou e concretizou o projeto do primeiro motor de corrente alternada.

Depois dele, outros pesquisadores e inventores alcançariam mais novidades sobre o conceito, por exemplo, William Stanley conseguiu transferir este tipo de corrente para dois circuitos isolados, sendo o primeiro e mais direto antecedente do transformador. No entanto, o inventor norte-americano George Westinghouse seria o primeiro a comercializar esta corrente.

Outra questão inevitável é a "guerra" estabelecida entre a corrente alternada versus a corrente contínua, ferreamente defendida por Thomas Edison esta última

Finalmente, a possibilidade concreta de distribuir energia em grande escala fez com que a corrente alternada fosse imposta.

Entre os principais benefícios apresentados pela corrente que usamos frente à contínua está a simples transformação proposta, algo não viável à corrente contínua, já que esta última exige a conexão de dínamos em série para aumentar a tensão, enquanto que a corrente alternada nada mais tem que usar o transformador para elevar a tensão de modo satisfatório.

Imagem: Fotolia. dimamoroz

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: