Conceito » Educação » Campus

Campus - Conceito, o que é, Significado

O termo que vamos analisar vem do latim e em seu sentido originário quer dizer planície. A partir do século XVIII, os recintos universitários do mundo anglo-saxão passaram a se chamar campus e com o tempo esta denominação foi aplicada a todas as infraestruturas relacionadas a uma universidade. Em certas ocasiões, emprega-se um conceito equivalente, cidade universitária.

Para que os estudantes possam satisfazer todas suas necessidades, estes recintos contam com uma infraestrutura diversificada: salas de aula, bibliotecas, poliesportivos, zona residencial, cafeterias e espaços verdes. De certa forma, trata-se de uma minicidade dedicada ao campo acadêmico.

Campus virtual

A educação universitária tradicional evoluiu e hoje em dia os alunos já podem estudar à distância. Esta modalidade acadêmica é especialmente útil para aqueles que têm dificuldades para frequentar as aulas presenciais. Por outro lado, trata-se de uma proposta válida para promover projetos compartilhados e expandir o estudo em universidades estrangeiras.

Através de um login de usuário e uma senha o aluno tem acesso à tela principal do campus virtual. Já na página, há um centro de informação digital onde se pode encontrar todo tipo de recurso: notas, debates, procedimentos administrativos, credenciais, certificados, etc.

No campo do esporte

O campus esportivo é um conjunto de atividades que giram em torno de um esporte específico. No basquetebol, futebol e outros esportes de equipe são organizadas jornadas dedicadas às crianças. Seu objetivo é duplo: melhorar as habilidades técnicas de uma modalidade esportiva e, ao mesmo tempo, realizar uma série de atividades complementares.

Esses eventos geralmente são organizados durante as férias escolares e sua duração é variável, podendo ser de um dia até uma semana aproximadamente. Neste sentido, trata-se de um acampamento de verão destinado à prática esportiva.

Campus party

Certas atividades de lazer são mais agradáveis quando compartilhadas. Assim, os apaixonados por informática, videogames ou telefonia móvel se reúnem em um campus party. Este tipo de evento se expandiu nos últimos anos por todo o mundo. Geralmente ocorrem em um local de grandes dimensões. Os participantes trocam conhecimentos e experiências sobre o hobby que compartilham.

Embora estes eventos tenham uma abordagem lúdica e festiva, trata-se de uma boa oportunidade para conhecer novas tendências de determinado setor.

Na maioria das vezes, os campus party são patrocinados por universidades, administrações públicas ou marcas comerciais que buscam a promoção de seus produtos.

Imagem: Fotolia. Adwo

Relacionados:

  1. Estudar e Trabalhar
  2. Hospital Universitário
  3. Licenciatura
  4. Reforço Escolar
  5. Pré-Graduação
  6. Master MBA
  7. PhD
  8. Problemas de Concentração
  9. Instituto
  10. Educação Especial