Cactaceae - Conceito, o que é, Significado

No mundo das plantas, a família dos cactos é conhecida como Cactaceae e é formada por mais de 2.500 espécies diferentes. Estas plantas vivem em lugares normalmente áridos e podem suportar a períodos prolongados de seca.

O caule das cactáceas é dividido em duas partes: um anel externo de cor verde chamado córtex e um anel interno de cor branco chamado xilema. Em ambas as estruturas, o cactos concentra o amido, a água e os nutrientes para manter-se vivo.

Por que eles têm espinhos?

Como qualquer ser vivo, as plantas precisam adaptar-se ao ambiente natural para garantir sua sobrevivência. Os cactos vivem em áreas quentes e secas e tem uma estrutura dura para impedir que a água de seu interior possa escapar. Possuem seus espinhos característicos para evitar a perda de vapor de água e, por outro lado, para proteger-se de animais sedentos que buscam água.

Conselhos para seu cuidado

Sua resistência ao calor obedece à capacidade de armazenar água em suas folhas e caules. As cactáceas possuem cores vivas e por este motivo são ideais para decorar jardins e terraços.

Em relação ao seu florescimento, deve-se levar em conta que nem todas as variedades florescem igualmente, já que apenas algumas abrem suas pétalas em certos momentos do dia. É conveniente usar periodicamente um fertilizante com alto conteúdo de potássio. O florescimento é muito lento e em certas ocasiões pode levar vários anos até que apareça a primeira flor.

Durante o período de inverno é recomendável retirar a planta do frio e colocá-la em um lugar onde possa receber a luz do sol. Durante esta fase os cactos repousam e por este motivo a rega deve ser limitada, por exemplo, duas vezes ao mês.

Na primavera e no verão a planta deve permanecer úmida, mas sempre evitando o excesso de água. No outono apenas precisa de cuidados, pois já armazenou água suficiente durante os meses anteriores.

Sua dimensão simbólica e cultural

Na cultura oriental representa o sucesso, especialmente no ambiente de trabalho. Também representa as ideias de fortaleza interior e algumas pessoas acreditam que dá boa sorte e serve para atrair o amor.

No mundo das tatuagens, os cactos simbolizam as ideias de proteção e resistência. Aqueles que tatuam o cactos costumam comunicar capacidade de adaptação a qualquer meio hostil.

Esta planta é ideal para presentear aqueles que não têm muito tempo para seu cuidado. As cactáceas absorvem os campos magnéticos emitidos pelos eletrodomésticos e transformam a energia negativa dos aparelhos em energia positiva.

Imagem: Fotolia. Dieter Fuchs

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: