Conceito » Religião » Abadia e Abade

Abadia e Abade - Conceito, o que é, Significado

Durante a longa Idade Média na Europa, as abadias serviu a um propósito duplo: um edifício religioso para a vida monástica das várias ordens cristãs e um centro cultural. Como um lugar de culto Abbey pode ser um mosteiro ou num convento.

Um centro de oração e trabalho

Cada abadia é regida por uma ordem religiosa. No caso dos monges beneditinos a vida cotidiana nas abadias era bem simples, pois os mesmos se dedicaram à oração e ao trabalho. Conforme expressos no lema de São Bento se dedicavam à reza e ao trabalho (al ora et labora). A oração tinha várias modalidades: os maitines na primeira hora da manhã; os laudes ao meio-dia e as vísperas durante a tarde. Todas estas orações diárias são conhecidas como "horas do ofício divino”.

Quanto ao trabalho, dependia de cada abadia, mas era habitual o cultivo dos campos e jardins, o gado em pequena escala, a panificação, a fabricação de calçados e a alfaiataria. Em alguns casos, as abadias dispunham de uma hospedaria para receber peregrinos que se dirigiam às cidades santas da cristandade.

O abade ou abadessa é considerado o maior responsável e líder espiritual da comunidade religiosa que se vive na abadia

Em relação às suas funções, são basicamente duas: assumir a administração e fazer cumprir as normas que regem a vida monástica (as normas de uma comunidade religiosa são conhecidas como regras, sendo a mais conhecida a regra de São Bento). Abaixo do abade ou da abadessa estão o prior, o subprior e os outros membros da comunidade.

Entre as atividades cotidianas realizadas podemos destacar as seguintes: o cuidado da igreja, a fabricação de velas, o cuidado com as vestimentas religiosas e a manutenção do cemitério.

Em relação à eleição do abade ou da abadessa, são os membros da comunidade que elegem por meio de um acordo geral. Na maioria das comunidades a eleição do abade é feita em voto secreto.

A biblioteca e o scriptorium são as dependências da abadia dedicadas à atividade intelectual

A maioria das abadias contava e contam com uma biblioteca. Nela havia um scriptorium, lugar destinado à cópia de manuscritos, dos quais eram elaborados pelos escribas.

Nos manuscritos também trabalham ilustradores, dedicados a decorar os manuscritos com ornamentos.

Imagem: Fotolia. f11

Relacionados:

  1. Orações Subordinadas
  2. Ladainha
  3. Oração Simples
  4. Oração Transitiva e Intransitiva
  5. Oração Bimembre
  6. Morfossintaxe
  7. Frade
  8. Funções Sintáticas
  9. Asceticismo
  10. Orar