Pinacoteca - Conceito, o que é, Significado

As bibliotecas organizam e classificam os livros, as hemerotecas conservam os jornais, as fonotecas colecionam documentos sonoros e as pinacotecas expõem obras pictóricas.

Pinacoteca, Galeria e Museu

O termo pinacoteca é empregado como sinônimo de galeria ou museu. Na verdade, as três palavras são utilizadas diferentemente para referir a exposições permanentes de pintura. Entretanto, cada uma delas tem uma característica particular.

Em países como Itália, este termo é empregado porque na cultura italiana se mantém a tradição greco-latina (pinacoteca vem do grego pinax que significa quadro e theke que quer dizer coleção). Nos países anglo-saxões se utiliza mais a palavra galeria, como a National Gallery de Londres. A palavra museu também é de uso corrente para referir ao local que se expõem quadros, da mesma maneira que acontece com o Museu del Prado, em Madrid.

A origem e a evolução das pinacotecas

Uma das primeiras referências históricas deste tipo de recinto pode ser encontrada na Acrópole de Atenas, um lugar de culto religioso para os atenienses do qual expõe pinturas como elemento decorativo.

Embora a Biblioteca de Alexandria (muitas vezes chamada de Museu de Alexandria) estivesse destinada principalmente à pesquisa e aos documentos escritos como papiros, deve-se destacar que a palavra pinacoteca vem de pinakes (plural de pinax). Os pinakes eram murais da Biblioteca de Alexandria, dos quais classificavam os vários ramos de conhecimento e os pesquisadores destacados de cada área.

As pinacotecas do mundo contemporâneo se estenderam a partir do Ilusionismo francês. As grandes potências europeias se inspiraram nas pinacotecas francesas, especialmente no Museu do Louvre, que abriu suas portas no final do século XVIII.

As pinacotecas têm várias funções

1) expressam o prestígio cultural de uma nação;

2) são uma ferramenta educativa de primeira ordem, pois através delas é possível estudar os vários movimentos pictóricos e seus principais criadores;

3) são um atrativo turístico de grande importância.

Na atualidade a pinacoteca tradicional continua sendo uma referência cultural, mas nos últimos anos têm aparecido em versão virtual. As pinacotecas virtuais ou digitais permitem conhecer a arte através da rede de maneira direta, cômoda e ao alcance de todos os bolsos.

Imagem: Fotolia. skylake

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: