Conceito de Fertilização

O termo fertilização apresenta dois usos em contextos diferentes, porém ambos muito utilizados. Por um lado, a fertilização se refere ao processo através do qual se prepara a terra acrescentando diversas substâncias que tem como objetivo torná-la mais fértil e útil na hora da semeadura e no plantio de sementes.

E por outro lado, no contexto médico, especialmente quando se trata de reprodução, o termo fertilização se refere à fusão de gametas ou células sexuais no curso da reprodução sexual. Desta fusão resultará a célula zigoto onde estão reunidos os cromossomos dos gametas envolvidos (masculino e feminino). No que se diz respeito à reprodução animal e humana, os gametas são chamados de óvulo e espermatozoide, o primeiro corresponde à mulher ou fêmea e o segundo ao homem ou macho.

O encontro entre os dois gametas, quando falamos de reprodução humana, se realiza nas trompas de falópio localizadas no aparelho genital feminino, ali, o espermatozoide através e graças à ação conjunta de enzimas penetra o óvulo da mulher para concretizar a fertilização e assim ocorrer a gravidez.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2014). Conceito de Fertilização. Em https://conceitos.com/fertilizacao/. São Paulo, Brasil.

Copyright © 2010 - 2022. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre - Contato