Conceito » Psicologia » Desejo de Viver

Desejo de Viver - Conceito, o que é, Significado

O desejo de viver se refere a essa força que surge do coração humano e se conecta com a beleza da vida. Mas este desejo não é eterno, uma vez que existem alguns doentes que se dão por vencidos e param de lutar por sua cura, muitas vezes são idosos que não tem a mesma qualidade de vida e por isso perdem o desejo de viver como consequência de suas circunstâncias e da sensação de dever cumprido.

Victor Frankl, autor da Logoterapia, que relatou suas experiências nos campos de concentração nazistas, explicou como uma das chaves para sobreviver a uma experiência cruel era manter vivo o desejo de viver desde aqueles camaradas que deram acima, é eles deixaram para morrer.

Vocação pela felicidade

O desejo de viver é também essa força que existe em nossos corações e que nos leva ao desejo saudável de reinventarmos constantemente, colocando um ponto positivo em toda a beleza que vivemos. Isto é, todo ser humano adulto já experimentou situações de dor, amarguras, fracassos, assim como sobreviveu à morte de entes queridos e amigos.

Se um dia levantássemos de manhã e sentíssemos o peso infinito de todos os elementos de dor seria muito difícil olhar para frente com esperança. No entanto, o desejo de viver é tanto que o homem sorri mesmo quando passa por uma dificuldade. O importante é seguir encontrando motivos de felicidade além das tristezas. A vida é bela apesar de tudo. E o desejo de viver se conecta com esta beleza da vida.

O desejo de viver fica refletido no desejo de cumprir novos sonhos e objetivos. Uma ilusão que bate no coração com força. Este desejo de viver é saúde. Há um sentimento que alimenta o desejo de viver de todo ser humano: o amor.

Prevenção do suicídio

Infelizmente, existe um fato trágico que mostra a morte do desejo de viver. O suicídio é uma tragédia social e existencial, um ato que mostra o desespero em seu grau máximo. Cada vez mais há instituições que desenvolvem programas destinados à prevenção do suicídio, por ser uma causa que pode ser evitada.

A falta do desejo de viver ou a perda do entusiasmo pela vida pode levar a uma doença mental: a depressão.

Imagem: Fotolia. astrosystem

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: