Para que um projeto pessoal ou coletivo ser bem-sucedido é necessário estabelecer certa ordem nos processos de execução. Em outras palavras, sem disciplina é praticamente impossível alcançar qualquer objetivo.
Como regra geral, todo regime disciplinar impõe uma série de normas a serem seguidas. É o que acontece no campo militar, escolar, empresarial ou esportivo.
Na maioria dos casos, as normas estabelecidas têm uma estrutura hierárquica do tipo chefe-subordinado, professor-aluno ou treinador-atleta (nestas relações sempre há um alguém que propõe determinadas orientações e o outro lado que obedece).
No entanto, nem sempre a disciplina provém de uma autoridade superior, uma vez que nós mesmos podemos nos impor regras e procedimentos com alguma finalidade. Pode-se dizer que se trata de criar nosso próprio sistema de treinamento.
Vamos pensar num estudante universitário que realiza seus estudos na modalidade à distância. Com este sistema o aluno não tem nenhuma referência externa que determine o curso de sua atividade cotidiana, portanto, ele mesmo deve estabelecer seu próprio autocontrole com a organização dos horários, o estabelecimento de prioridades e todas as circunstâncias relacionadas à sua formação.
Em muitas circunstâncias, nós mesmos devemos impor alguns hábitos para alcançar determinado objetivo.
Ninguém nos obriga a fazer nada, mas sabemos o melhor para nosso interesse. Este princípio é colocado em prática quando decidimos seguir uma dieta ou quando queremos parar de fumar.
– A autodisciplina não é simplesmente uma forma de fazer as coisas, mas é fundamentalmente um treinamento mental para alcançarmos qualquer meta estabelecida.
– É conveniente avaliar as metas que queremos alcançar e nossas capacidades de forma realista. Se os objetivos são inatingíveis ou demasiado otimistas, é bem provável que acabemos abandonando os hábitos de disciplina.
– É aconselhável planejar uma estratégia sensata que possa ser realizada de maneira gradual.
– Ao iniciar um projeto que requer disciplina é necessário trabalhar dois aspectos estreitamente relacionados: a motivação e a força de vontade.
– Devemos contar com o apoio de ferramentas que nos facilitem as tarefas, pois desta maneira evitamos esforços desnecessários.
– É importante evitar certas distrações que nos afastam do objetivo a alcançar.
– Por último, devemos ser bem claros sobre a resposta de uma pergunta: por que queremos ser autodisciplinados?
Imagem: Fotolia. liliya kulianionak
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (ago., 2018). Conceito de Autodisciplina. Em https://conceitos.com/autodisciplina/. São Paulo, Brasil.