Um dos ramos mais importantes da filosofia é a teoria do conhecimento ou a epistemologia, uma ciência que reflete sobre o processo intelectual através do qual o ser humano compreende a realidade.
Um dos conceitos fundamentais da teoria do conhecimento é a atividade cognitiva que mostra esse exercício imanente (a atividade começa e termina no sujeito da ação) através do qual uma pessoa compreende a informações ao seu redor.
Entretanto, vale ressaltar que esta atividade cognitiva se refere tanto a um objeto externo como a um objeto interno como mostra a reflexão sobre si mesmo e a busca pela felicidade.
O intelecto recebe a informação percebida através dos sentidos externos proporcionando dados visuais, olfativos, auditivos e aspectos vinculados ao tato e ao paladar. Isto é, estes dados não são analisados de forma isolada, mas podem ser postos em interconexão mediante os exercícios de abstração. O intelecto processa toda essa informação através da atividade cognitiva mediante os processos mentais.
Na atividade cognitiva, o ser humano não ocupa um papel passivo, mas participa de forma ativa neste conhecimento como mostra o exercício de refletir a partir de ideias concretas.
Assim como um dos objetivos mais importantes do ser humano do ponto de vista evolutivo é o desejo de ser feliz, do mesmo modo, existe um princípio fundamental para o conhecimento: o desejo de saber mais e descobrir a verdade. A partir desse ponto de vista, o processo de conhecimento não termina nunca, uma vez que os aspectos são mais desconhecidos do que conhecidos pelo sujeito.
Perguntar sempre buscando novos horizontes
A atividade cognitiva parte da curiosidade sadia de um sujeito em fazer perguntas. Este tipo de ação apresenta características de conotações específicas. Por exemplo, a faculdade intelectual é imaterial. Do mesmo modo, o conhecimento se une ao objeto no exercício intelectual através da apreensão desse objeto.
É muito importante potencializar a atividade cognitiva para alcançar a sabedoria e também o bem-estar pessoal, uma vez que o conhecimento alimenta o espírito.
Foto: iStock, FotoimperiyA
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2015). Conceito de Atividade Cognitiva. Em https://conceitos.com/atividade-cognitiva/. São Paulo, Brasil.