Conceito » Psicologia » Abandono Emocional

Abandono Emocional - Conceito, o que é, Significado

O ser humano se depara com sentimentos de frustração, como culpa, ansiedade, rejeição, abandono, etc. Todos eles criam um desconforto interior e em alguns casos é necessária a ajuda de um profissional.

Se uma criança fica em casa sozinha enquanto seus pais trabalham, ou então, quando uma mulher percebe que seu marido não está mais envolvido emocionalmente na relação, é bem possível que esta criança e a mulher experimentem um sentimento interior de abandono emocional. A partir deste estado surgem sentimentos de são tristeza, decepção, desapontamento, desamparo, angústia, desconforto pessoal, etc.

Deve-se destacar que a presença física de alguém é compatível com a sensação de ausência emocional. Por exemplo, um casal convive no mesmo lar e um deles sente que o outro o lhe abandonou.

Este sentimento ocorre quando há uma desconexão interno com a outra pessoa (um filho sem relação ao pai ou um amigo em relação a outro). Quando esperamos de outra pessoa certa afetividade e esta não se manifesta, a consequência é um vazio interior e uma sensação de abandono.

Os especialistas em Psicologia afirmam que o afastamento emocional produz uma série de marcas na alma humana.

Fatores que desencadeiam o sentimento emocional

Os especialistas no comportamento humano consideram que algumas pessoas têm este sentimento como consequência de sua herança genética ou então da própria história familiar.

Nas relações amorosas, o vínculo emocional de um casal pode ser quebrado por muitos motivos: pela rotina da vida diária; porque há uma evolução diferente entre os dois ou então pelo fato de surgir uma terceira pessoa.

Alguns sinais que indicam o abandono emocional num casal

- Não há um conflito direto, mas se vive uma situação de apatia e falta de interesse;

- Escutar com pouca empatia o que o outro diz;

- Não receber demonstrações de afeto.

Na infância

As crianças são vulneráveis de forma especial emocionalmente. Sua relação com os pais é determinante para seu equilíbrio e bem-estar pessoal. Na verdade, os adultos que foram abandonados emocionalmente em sua infância conservam em seu interior cicatrizes que dificilmente fecham por completo.

Imagem: Fotolia. Sangoiri

Relacionados:

  1. Desamparo
  2. Apego Seguro e Inseguro
  3. Emoções Básicas
  4. Amor Próprio
  5. Workaholic
  6. Triângulo Amoroso
  7. Catarse
  8. Paixão
  9. Emoção
  10. Filicídio – Fratricídio