Conceito de Ações Inerentes

Há diversos tipos de ações humanas. Existem as transeuntes que mostram movimento e processo, ou seja, são ações que apresentam uma sequência concreta.

Temos diferentes tipos de ações transeuntes, tais como: cozinhar algum prato ou preparar alguma receita culinária; aprender a tocar um instrumento; enviar uma carta através do correio postal; fazer uma compra; dirigir um carro numa viagem; andar de bicicleta; plantar no campo, etc.

Ações que permanecem

Este tipo de ação está regido pelo fator tempo por ter um contexto temporal que mostra o início, o durante e o final de uma ação.

Entretanto, o ser humano pode ser o sujeito de atividades inerentes. Estas são atividades na qual o sujeito faz parte do início e do final da ação.

O amor como ação inerente

Por exemplo, o namoro é uma ação inerente. A ação de amar não tem um fim diferente do próprio objeto de amar, já que este sentimento faz parte da alma do sujeito e da sua própria essência pessoal. O ato de ser você mesmo é um exercício inerente, uma vez que a vida não tem uma finalidade instrumental em relação a outro fim. Apreciar uma paisagem é um exercício inerente, pois se trata de uma ação que inicia no sujeito e termina no agente do conhecimento.

Do amor ao conhecimento, outra ação inerente

O namoro não tem uma finalidade diferente do próprio amor. Da mesma maneira, o conhecimento também é uma ação inerente ao ser um exercício cuja finalidade se encontra intrínseca ao ser humano. Esta é uma das razões pela qual se afirma de forma popular que o conhecimento não tem lugar. As ações transeuntes estão sujeitas a mudanças, enquanto as ações inerentes mostram o valor do permanente.

Há vários exemplos de ações inerentes: a experiência da paz interior; a serenidade; a alegria do amor correspondido; a autoestima e o amor próprio; o sentimento da esperança, entre outras. Existem ações que são imateriais cuja identidade não é observada do ponto de vista visual, no entanto, sua essência é muito real.

Foto: Chunumunu I iStock

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2015). Conceito de Ações Inerentes. Em https://conceitos.com/acoes-inerentes/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre