Habilidade de Pensamento - Conceito, o que é, Significado

Uma pessoa tem habilidade quando é capaz de realizar algo de maneira eficaz. Assim, a habilidade pode ser entendida coma a destreza ou disposição para executar uma ação corretamente. Se aplicarmos esta definição à razão humana, poderemos falar sobre a habilidade ou habilidades de pensamento, que seriam processos mentais que nos permitem adaptar à realidade ou capacidade de solucionar problemas.

Habilidades básicas e superiores

Nossa mente é capaz de desenvolver uma inteligência desde que haja duas circunstâncias: o cérebro desenvolver-se em um indivíduo sadio e uma aprendizagem adequada. Com estas duas premissas é possível ativar as habilidades básicas e aos poucos as habilidades mais complexas ou superiores.

As habilidades básicas fundamentais são as seguintes: a capacidade de observação, a identificação da informação, a distinção entre o semelhante e o diferente, entre outras. Aos poucos, o indivíduo vai incorporando habilidades superiores e mais sofisticadas como a elaboração de hipóteses, estratégias para resolver situações complexas, abordagens críticas ou a autoavaliação do próprio indivíduo.

Cada tipo de pensamento está relacionado a certas habilidades

O fato de pensar e as habilidades associadas a cada indivíduo dependem de várias formas de entender o pensamento humano. Existe o pensamento crítico, o divergente, o convergente e o criativo, cada um deles vai acompanhado de uma série de habilidades.

- O pensamento crítico implica usar a inteligência de maneira autônoma além das opiniões do entorno social;

- O pensamento divergente consiste na habilidade de criar alternativas para a resolução dos problemas;

- O pensamento convergente está baseado na capacidade de dar a resposta mais idônea em uma situação normalizada;

- O pensamento criativo é aquele diferente do comum e capaz de elaborar soluções anormais e distintas das convencionais.

As diversas formas de pensamento servem como estratégias mentais, mas podem ser insuficientes se não forem acompanhadas por uma inteligência emocional, ou seja, a habilidade de gerenciar adequadamente as emoções pessoais. Uma pessoa com inteligência emocional é aquela que sabe como encontrar a melhor estratégia para resolver uma situação.

Imagem: Fotolia. Andrey1005

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: