Descafeinação - Conceito, o que é, Significado

O café, o cacau, o chocolate e o chá podem ser consumidos como descafeinado. Este método consiste, em poucas palavras, tirar a cafeína destes produtos. Este processo é realizado porque a cafeína é uma substância estimulante e excitante que melhora a concentração, mas em algumas pessoas pode impedir o sono ou provocar certa alteração física. As propriedades da cafeína também são usadas para elaborar bebidas de cola ou energéticas. Acredita-se que o consumo moderado de cafeína não é perigoso para a saúde. Para a população em geral se estima que é seguro consumir até 400 miligramas ao dia.

Como é realizado o processo de descafeinização do café?

No caso do café, sua descafeinização é feita sobre o café verde, ou seja, antes de ser tostado. Há duas maneiras de realizar este processo: de forma natural ou quimicamente, (ambos os procedimentos têm a mesma finalidade, eliminar 99% a cafeína).

O processo de descafeinização tradicional é bem simples: colher os grãos de café, umedecê-los e, posteriormente, colocá-los de molho em algum dissolvente, por exemplo, em cloreto de metileno. O uso de dissolventes não é uma técnica aconselhável porque pode provocar efeitos tóxicos no organismo.

Em sua grande maioria, o café descafeinado produzido acrescenta solventes químicos que não são tóxicos

Normalmente a cafeína é extraída com vapor e solventes orgânicos, fazendo desaparecer a cafeína e tudo isso sem nenhum risco de toxicidade para a saúde. Em primeiro lugar, a descafeinização é feita com vapor de água para preparar a estrutura interna do grão de café. Numa seguinte fase, a cafeína é extraída com alguns solventes orgânicos, por exemplo, com dióxido de carbono.

Em seguida, há um processo de destilação para eliminar totalmente a cafeína. Por último, o café é seco já descafeinado até alcançar um bom nível de umidade. Este processo é adaptado a cada variedade de café, uma vez que nem todos os cafés têm a mesma porcentagem de cafeína. A variedade cultivada na Tanzânia tem muita cafeína e a do Iémen muito pouca.

As mais variadas denominações do café

A diferença entre café ou descafeinado é insuficiente, pois há diversos tipos de café. Os mais conhecidos são os seguintes: de torra natural, torrado, moído de torra natural, torrado líquido, solúvel, instantâneo ou café descafeinado ecológico. Esse último é feito apenas com água, pressão e temperatura, previamente, os grãos de café são cultivados sem produtos agroquímicos ou pesticidas.

Imagens: iStock. elenaleonova

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: