Conceito » Zoofilia

Zoofilia - Conceito, o que é, Significado

A sexualidade humana apresenta uma ampla gama de opções e preferências. A mais comum consiste em manter relações íntimas entre um homem e uma mulher, assim como a homossexualidade é igualmente uma opção com muitos praticantes. Em outro nível estão as parafilias, que são tendências sexuais atípicas e que contam com um componente de raridade e perversão. Uma das parafilias mais marcantes é a zoofilia. Como seu próprio nome indica, trata-se de uma relação sexual entre um ser humano e um animal.

Do ponto de vista cultural

A zoofilia é uma prática sexual que pode estar relacionada a um padrão cultural, especialmente em homens que vivem em um ambiente rural desabitado e precisam desafogar-se sexualmente por causa da escassa população feminina. Por outro lado, deve-se levar em conta que, em muitos relatos mitológicos da antiguidade, aparecem animais e criaturas estranhas relacionadas à sexualidade como as sereias, os tritões e sátiros.

Alguns estudiosos da mitologia afirmam que a presença destes seres nos relatos mitológicos tem alguma relação com a zoofilia.

Uma patologia com graves consequências para a saúde

Além da questão cultural, a zoofilia é considerada uma patologia, ou seja, trata-se de um desvio de comportamento sexual associado a alguma desordem. Em alguns casos, esta inclinação vem acompanhada de atitudes violentas com os animais e quando isso acontece a zoofilia se torna uma zooerastia ou bestialismo.

Especialistas em comportamento sexual argumentam que a zoofilia pode ser praticada com determinada espécie animal ou com várias espécies. Como regra geral, esta patologia está relacionada a carências afetivas ou desejos insatisfeitos.

O tratamento de pacientes com zoofilia apresenta uma dificuldade dupla: sua origem exata é desconhecida e, por outro lado, os pacientes não costumam reconhecer este tipo de comportamento.

Do ponto de vista da saúde sexual, o contato com animais pode causar alguns riscos: infecções genitais, reações alérgicas, ejaculação precoce, lesões físicas, alterações psicológicas, etc.

O mundo das parafilias apresenta tendências bem peculiares:

- O pigmalionismo consiste em obter prazer observando estátuas ou manequins.

- A satisfação sexual através do contato com roupa suja é conhecida como misofilia.

- Aqueles que têm desejos eróticos em lugares obscuros e sinistros sofrem de ligofilia.

- A hematofilia consiste no prazer junto com sangue humano.

- Quem sente prazer com choques elétricos padece de eletrofilia.

Imagem: Fotolia. majivecka

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: