O ser humano pode ter muitas ideias na teoria, no entanto, a prática do viver e o contexto social e cultural estão regulamentados por leis concretas que determinam uma ordem social necessária para o bem comum.
A partir deste ponto de vista, para conhecer a viabilidade jurídica de determinada opção é importante consultar o assessoria de um advogado com o objetivo de compreender as especificações da lei e fazer um trâmite concreto atendendo à legalidade. Enquanto o ponto de vista pessoal é totalmente individual e subjetivo, do contrário, a lei é igual para todos e seu cumprimento é um dever universal.
A viabilidade jurídica mostra precisamente o respaldo da lei para realizar determinada ação de modo concreto. Por outro lado, algo é inviável do ponto de vista legal quando as leis não são justificadas.
A partir deste ponto de vista, o cumprimento da lei se torna uma exigência, um requisito indispensável para a perfeita garantia de viabilidade que mostra que algo é possível não só na teoria, mas também na prática da ordem pública e privada.
Existem decisões-chave que uma pessoa deve tomar em sua vida, entre elas é muito importante qualquer cidadão consultar uma informação legal para saber o procedimento correto a seguir, por exemplo, ao montar um negócio próprio é importante que o empreendedor se informe dos trâmites necessários para a abertura do seu negócio e poder estabelecer-se como autônomo.
Um projeto viável é aquele que é possível de ser realizado a partir das circunstâncias que envolvem a natureza dos fatos. Não existe uma razão de peso que impossibilite o cumprimento desse objetivo. Para analisar se um assunto é viável, deve-se atender ao mesmo como também ao contexto a ser desenvolvido, pois a inviabilidade pode surgir de um assunto vinculado ao contexto social. Um ponto em contra pode arruinar um alvo potencial.
Foto: iStock, duncan1890
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2015). Conceito de Viabilidade Jurídica. Em https://conceitos.com/viabilidade-juridica/. São Paulo, Brasil.