Conceito » Saúde » Audiometria

Audiometria - Conceito, o que é, Significado

Nossa capacidade auditiva nos permite comunicar com normalidade. Para saber exatamente o estado do nosso ouvido existe um exame de medição: a audiometria.

A especialidade médica que estuda a audição é a otorrinolaringologia

O exame de saúde auditiva consiste em duas partes: a audiometria que mede a capacidade de audição de paciente e, por outro lado, a timpanometria, um exame que mede a pressão e a mobilidade do ouvido médio. Quando uma pessoa tem problemas de audição, normalmente falha o ouvido médio ou então o nervo auditivo.

A versão simples da audiometria é conhecida como "varredura" e para alguns pacientes há uma versão mais sofisticada nos exames de medição realizados em cabines especialmente à prova de som. De qualquer forma, o paciente colocado fones em seus ouvidos. Desta forma, o paciente escuta volumes diferentes em várias frequências de som.

Quando o paciente identifica um tipo de som (grave ou agudo) tem que levantar uma mão para comunicar o que foi detectado. Este exame tem uma duração curta, geralmente cerca de cinco minutos. Em primeiro lugar se mede a capacidade de um ouvido e em seguida do outro.

A audiometria em crianças

A audiometria é um exame que pode ser realizado em adultos e crianças. No entanto, a execução deste teste nem sempre é fácil em crianças menores de cinco anos. Por esta razão, os especialistas recomendam uma triagem inicial subjetiva da audição e analisar o comportamento da criança em relação aos seus estímulos auditivos. Neste tipo de exploração, é importante que o médico especialista estabeleça uma relação de empatia com a criança.

Os resultados de uma audiometria são registrados em um audiograma

Nos audiogramas aparecem as frequências dos sons em uma linha horizontal, das quais são medidos em hertz, mais especificamente de 125 para os sons mais graves até 8000 hertz para os sons mais agudos. Na parte vertical da escala estão os decibéis, que variam entre 0 e 120. Uma audição normal se situa entre 10 e 20 decibéis.

Os audiogramas expressam por meio de um gráfico a qualidade da audição e que tipo de som é ouvido ou não. A partir desta medição podem ser definidos os diferentes tipos de surdez. O audiograma representa por cores a audição precisa de cada ouvido. Com esta informação é possível encontrar uma solução que permita uma audição normal.

Imagem: Fotolia. Adam Gregor

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: