Conceito » Aprender » Transformar

Transformar - Conceito, o que é, Significado

Do ponto de vista da autoajuda, transformar significa uma mudança pessoal, uma evolução interior que deixar para trás alguns costumes para assumir novos. Assim ocorre um desenvolvimento interior. Geralmente, é no início do ano novo quando muitas pessoas determinam para si algumas metas pessoais, este é um ponto de inspiração para o desenvolvimento interior.

Ação de mudança

Esta transformação pode partir de uma busca consciente, mas em outros casos é também uma resposta do próprio viver, ou seja, ao longo dos anos a pessoa passa por vivências que deixam marcas e assim as transformam como sonhos cumpridos, superar a perda de entes queridos, desamor, viagens pessoais a novos destinos, uma verdadeira amizade, responsabilidade de trabalho, entre outras. Enfim, ao longo da vida são acrescentadas novas experiências, da mesma forma que a escola a vida também lhe ensina algo novo.

Por exemplo, diante de uma situação de derrota ou de má sorte pode transformar o caráter de uma pessoa arrogante. Disciplinas como coaching, psicologia e tutoria fazem parte de uma mudança rumo à transformação pessoal.

A transformação é também a capacidade de transformar um elemento em algo diferente. Por exemplo, do ponto de vista artístico, um artesão que modela a argila é capaz de criar algo a partir da matéria-prima inicial. A reciclagem é também um exemplo de como é possível dar uma segunda vida a determinado produto e transformá-lo, por exemplo, em um móvel de segunda mão.

Transformação física

Uma pessoa pode sofrer uma transformação física positiva, por exemplo, quando faz uma mudança em sua imagem graças a um corte de cabelo novo, uma maquiagem e a ajuda de um profissional da área. Também é possível viver uma transformação física ao emagrecer ou engordar. No campo da ficção, atores e atrizes sofrem transformações habituais graças à caracterização própria da ficção.

Por exemplo, por trás do voluntariado ou do empreendedorismo social existe também a clara iniciativa de uma transformação social para superar as injustiças e criar um mundo melhor. A poesia social, que tem um claro tom de protesto, é também uma forma de criar consciência para promover o envolvimento das pessoas na transformação da sociedade.

Uma doença pode também transformar a vida do paciente quando um diagnóstico lhe obriga a fazer uma mudança em sua rotina. Por exemplo, um diagnóstico de diabetes transforma os hábitos alimentares do paciente.

Imagem: Fotolia. aytuncoylum

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: