Conceito » Psicologia » Teste Psicométrico

Teste Psicométrico - Conceito, o que é, Significado

O teste psicométrico é aquele que avalia a personalidade de um indivíduo, assim como suas capacidades. No campo da psicologia é importante determinar objetivamente e com precisão os indivíduos que são estudados. Deve-se destacar que a psicologia é uma ciência que exige instrumentos de medição rigorosos e confiáveis.

Como regra geral, estes testes são utilizados durante o processo de seleção pessoal. Através dele é possível conhecer o potencial de um candidato em relação a uma tarefa a ser executada. Deve-se ressaltar que um empregador busca futuros trabalhadores com determinada característica de personalidade.

Aspectos relevantes para superar os exames psicométricos

O teste psicométrico é uma ferramenta que ajuda os empregadores para saber mais sobre os candidatos a um emprego.

Este tipo de teste avalia a capacidade de um indivíduo para executar tarefas específicas.

Quem é avaliado deve responder as perguntas com total sinceridade, já que o avaliador é um especialista e pode detectar algumas contradições entre as respostas.

Para enfrentar este teste com certa garantia é conveniente realizar previamente alguns testes práticos. Desta forma, pode-se reduzir o nível de ansiedade para o teste final.

O test cleaver

Este teste é um dos mais empregados na área dos exames psicométricos. Nele, certas capacidades são medidas como a constância, a força de vontade e a capacidade de adaptar-se a diferentes ambientes. Ao mesmo tempo, o teste Cleaver permite oferecer uma avaliação global sobre a personalidade de um candidato.

O teste consiste em uma série de perguntas na qual o examinado deve dar uma resposta espontânea e honesta. Do ponto de0 vista do empregador, com este teste é possível prever as reações de um indivíduo no ambiente de trabalho. Os dados obtidos com este teste procuram avaliar o comportamento do candidato em situações correntes, seu nível de motivação e da capacidade de resposta em momentos de pressão.

O teste Cleaver não fornece nenhuma informação sobre o QI (quociente intelectual) como são utilizados em outros testes psicométricos (por exemplo, o teste de Terman). Por outro lado, os aspectos emocionais dos candidatos nem sempre são detectados pelo teste Cleaver.

Imagem: Fotolia. enotmaks

Relacionados:

  1. Teste de Rorschach
  2. Perfil Psicológico
  3. Recursos Humanos
  4. Egocentrismo
  5. Medo de Palco
  6. Personalidade Jurídica
  7. Inteligência Intrapessoal
  8. Autoescola
  9. Beta hCG
  10. Eletrólise