Conceito » Saúde » Audiologia

Audiologia - Conceito, o que é, Significado

A saúde é um dos pilares do bem-estar do ser humano. Porém o conceito saúde está dividido em várias especialidades médicas específicas. A audiologia se refere à disciplina responsável por diagnosticar os possíveis problemas de auditivos. Além disso, esta disciplina tem a função preventiva de dar conselhos úteis para que possamos cuidar de nossa capacidade de ouvir de forma otimizada com o passar do tempo.

Por exemplo, vale a pena evitar a exposição constante de ruídos altos já que a contaminação sonora é um dos fatores que mais afeta a sensibilidade do ouvido interno produzindo algum tipo de alteração.

Problemas de audição

Há muitos meios pelos quais a audiologia cuida da saúde auditiva das pessoas. O uso de aparelhos auditivos corretivos é um exemplo claro de como uma pessoa que tem dificuldade para escutar pode melhorar sua qualidade de vida através deste dispositivo tão desenvolvido.

Além disso, são várias as causas que podem gerar problemas de ouvido: exposição frequente a ruídos altos, causas genéticas, lesões, etc. Os especialistas em audiologia são aqueles que através do diagnóstico oferecem o tratamento mais adequado.

Existem diferentes métodos para avaliar a audição de uma pessoa. Deve-se salientar que a influência direta que existe entre a qualidade da escuta e as relações pessoais é fundamental, uma vez que os problemas de comunicação são comuns em pessoas com problemas de audição não diagnosticadas e como consequência desta limitação acabam fechando-se em si mesma.

A deficiência auditiva que ocorre em vários níveis de graduação e intensidade recebe o nome de surdez. Alguns tipos de perda auditiva podem ser tratados com o uso de um aparelho auditivo. Em outros, as pessoas aprendem a linguagem dos sinais.

Conselhos para cuidar da audição

Aquele que sofre com ouvido entupido geralmente causado por cera vai ao médico para removê-la. É importante não usar cotonetes caseiros. Abaixe o volume da televisão e do rádio, seus ouvidos vão agradecer. Depois de sair do chuveiro, seque seus ouvidos suavemente com uma toalha para eliminar a umidade.

Além disso, os testes auditivos preventivos desenvolvidos pelo otorrino são um bom teste para avaliar as possíveis falhas de audição. Este teste é sempre importante, ainda mais se houver algum antecedente familiar que aumente o risco genético de sofrer alguma doença deste tipo.

Imagem: Fotolia. andrascsontos

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: