É denominado terapeuta aquele indivíduo que possui habilidades adquiridas através da formação e experiência, seja em uma ou mais áreas de assistência à saúde, cujo trabalho é oferecer apoio. No entanto, esse apoio pode ser de diferentes maneiras. Normalmente, o terapeuta é especializado em uma determinada área ou função e irá orientar seu cliente ou paciente no cumprimento das metas estabelecidas. Ele irá realizar a terapia estabelecida com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do indivíduo.
É realmente vasto o universo de tipos de terapeutas que existem, entre outros podemos citar os seguintes: terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, acupuntura, fisioterapeuta, terapeuta respiratório, terapeuta manual, osteopata e psicólogo.
Entretanto, o terapeuta, como citamos acima, é responsável por escolher a terapia conforme o tipo de problema.
A terapêutica é o tratamento das doenças físicas ou psicológicas que apresenta uma pessoa.
Embora, o conceito de terapia seja amplo, geralmente, sabemos que está ligada ao tratamento psicológico ou psicoterapia; por exemplo, a terapia de família concentra-se no estudo do comportamento de cada indivíduo em relação aos seus parentes mais próximos, analisando e identificando problemas mais comuns que ocorrem em relações de pais e filhos, irmão e irmã, entre outros: ausência de limites, autoritarismo, falta de individualidade dos membros da família, entre outros.
Por sua vez, na terapia de casal, o que se tenta alcançar é reforçar os vínculos de comunicação entre os casais, por exemplo, para superar os conflitos que possam surgir no decorrer da convivência.
Também é muito frequente a terapia de grupo, em que se reúnem várias pessoas que não se conhecem, mas que sofrem dos mesmos problemas, com o objetivo de trocar opiniões para resolvê-los, apoiados uns aos outros.
Atualmente, a terapia cognitiva é uma modalidade terapêutica muito popular. Ela foi criada no ano de 1955 e que na maioria das vezes funciona em problemas como: pânico, estresse, fobias e depressão. Ela nos ensina a refletir sobre o problema, e então, o terapeuta e o paciente trabalham em conjunto para visualizá-los de forma real, e assim, encontrar soluções, sem que seja necessário voltar ao passado e às origens.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2013). Conceito de Terapeuta. Em https://conceitos.com/terapeuta/. São Paulo, Brasil.