A tela tátil, como seu próprio nome diz, é sensível ao toque, uma tela que mostra determinada informação e que pode ser alterada toda vez que seja pressionada diretamente sobre a própria tela.
Existem dois tipos de tela tátil, as resistivas e as capacitivas. As primeiras são mais baratas, mas tem menos brilho e são mais grossas, pois consistem em duas camadas finas de material condutoras de corrente elétrica. Entre essas duas camadas há outra que não passa corrente, quando se pressiona sobre a tela a primeira camada entra em contato com a segunda e um circuito interpreta esse encontro. Pode ser usada com luva e lápis especial para tela.
As capacitivas consistem em um material isolante que contém uma camada de material transparente condutor de eletricidade, quando pressionada com o dedo sobre a tela produz uma ruptura do campo estático devido à condução do corpo humano. Um circuito é medido por sua ruptura e executa o comando como se fosse um mouse de computador fazendo um click. Não pode ser usado com luvas.
A tela tátil típica de um celular funciona independente da tela gráfica ou LCD que mostra a informação.
Voltando um pouco na história, pode-se dizer que a grande maioria das patentes deste sistema foi registrada entre os anos 70 e 80. Atualmente as patentes expiraram e por isso a tecnologia proliferou, especialmente os navegadores GPS, TPV, entre outros, sem que seja necessário pagar preços exorbitantes como acontecia antigamente. A confiabilidade destes dispositivos tem crescido com o tempo de tal forma que existem telas táteis até mesmo em caixas automáticos, automóveis, vídeo games, etc.
Uma menção à parte merece essa nova geração de computadores portáteis chamados também de tablets, mas causa dúvida se seriam tão práticos se não fossem as telas táteis de cada um. Antigamente a tela tátil possuía uma película de plástico para protegê-la do desgaste, entretanto devido às novas tecnologias de fabricação, este plástico protetor não é mais necessário. As telas táteis precisam ser limpas com álcool isopropílico ou propanol.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (fev., 2015). Conceito de Tela Tátil. Em https://conceitos.com/tela-tatil/. São Paulo, Brasil.